0122  matéria(s) localizada(s) . Exibindo página 2  
9/6/2021
DISCURSO DE POSSE (20.05.1970)
Acadêmico: Osmar Muniz Pimentel

"Senhores Acadêmicos: Reitero-vos comovida gratidão por me terdes convocado para vossa companhia."
9/6/2021
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO CASSIANO RICARDO
Acadêmico: Osmar Muniz Pimentel

"Agora vamos viver na mesma casa de cultura e amizade que é esta Academia. Em contato uns com os outros, o espiritual permanente nos coloca face a face, diante da vida."
9/6/2021
DISCURSO DE POSSE (18.10.1990)
Acadêmico: José Benedicto Silveira Peixoto

"Procurei bem cumprir o dispositivo regimental desta Augusta Academia e dizer, nas minhas apoucadas palavras, dos meus eminentíssimos antecessores, na Cadeira que aqui vou ocupar."
9/6/2021
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO ISRAEL DIAS NOVAES
Acadêmico: José Benedicto Silveira Peixoto

"Quando foi a Academia Paulista de Letras festivamente inaugurada, a 27 de novembro de 1909, já José Benedicto Silveira Peixoto o testemunhou, nos seus oito meses e pico ..."
9/6/2021
DISCURSO DE POSSE (10.08.2006)
Acadêmico: José Cretella Júnior

"Vejo, hoje, aqui presentes, os nobres Acadêmicos, aos quais me reunirei, para, uma vez por semana, discutir relevantes problemas nacionais."
9/6/2021
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO PAULO JOSÉ DA COSTA JÚNIOR
Acadêmico: José Cretella Júnior

"Assim é que, ao findar esta breve saudação, reverencio o novo imortal, fazendo a saudação inusual, mesmo aqui, diante de um auditório tão seleto. É mais uma homenagem que presto a ele e à nossa grande amizade."
13/3/2020
DISCURSO DE POSSE (13.03.2020)
Acadêmico: Maria Adelaide Amaral

QUERIDAS CONFREIRAS E QUERIDOS CONFRADES, É UMA HONRA E UM PRIVILÉGIO ESTAR AQUI, NOS “CAMPOS DE AROUCHE, NOSSA FÉ E NOSSA CAUSA, NOSSA PAZ E NOSSA GUERRA, NOSSO AMOR E NOSSA LUZ”, COMO DISSE PAULO BOMFIM, AO ASSUMIR A CADEIRA 35.
13/3/2020
DISCURSO DE RECEPÇÃO FEITO PELO ACADÊMICO ANTONIO PENTEADO MENDONÇA
Acadêmico: Maria Adelaide Amaral

Na eternidade, a vila de boca de sertão e a metrópole alucinada são uma coisa só. A mata da fazenda Himalaia se mistura com o apartamento do prédio nos Jardins, e o urro da onça faz contraponto ao concerto de Liszt, enquanto um gavião é posto para fora da sala no décimo segundo andar pelas vassouradas da Lucia. Salve Emy! Salve Fafá!
3/3/2020
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO EROS GRAU
Acadêmico: Rubens Barbosa

"Começo a cumprir a função com a qual fui honrado, função de saudar Rubens Barbosa, com uma pequena expansão, própria aos que costumam enlaçar em seus braços a velha Academia do Largo de São Francisco --- lá onde mora a Amizade, lá onde mora a Alegria. Rubens lá esteve, pisando o chão das nossas Velhas Arcadas, até o quarto ano do curso de Direito, quando --- por conta do Instituto Rio Branco e da carreira diplomática que abraçou --- mudou-se para o Rio de Janeiro. Bacharelou-se então em ciência ...
2/3/2020
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO CELSO LAFER
Acadêmico: Synesio Sampaio Goes Filho

"É com alegria de amigo que inicio esta saudação a Synesio Sampaio Goes Filho nesta ocasião da sua posse na cadeira 19 da Academia Paulista de Letras."
28/2/2020
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO IVES GANDRA DA SILVA MARTINS
Acadêmico: Jô Soares

"Em mais uma solenidade de posse na Academia Paulista de Letras, recebemos, desta vez, a notável figura de um intelectual que é humorista, ator, comediante, diretor, escritor, produtor e artista plástico."
18/2/2020
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO JOSÉ PASTORE
Acadêmico: José Goldemberg

"Poucas são as academias que têm em seus quadros agraciados com o Premio Nobel. Escolhido entre 1.400 cientistas de todo o mundo, José Goldemberg recebeu o Premio Planeta Azul que corresponde ao Premio Nobel das ciências do meio ambiente."
18/2/2020
DISCURSO DE POSSE (13/02/2014)
Acadêmico: José Goldemberg

"Agradeço inicialmente aos membros da Academia Paulista de Letras pela confiança em me eleger. Considero uma honra e um privilegio ocupar a cadeira nº 25..."
18/2/2020
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO RUBENS SCAVONE
Acadêmico: Luiz Carlos Lisboa

"Meu primeiro encontro com Luiz Carlos Lisboa já vai distante, aconteceu em certa noite de 1973, no auditório da Câmara Brasileira do Livro, quando o ora empossado recebeu o prêmio Jabuti, ante o trabalho desenvolvido através da imprensa na difusão da cultura."
18/2/2020
DISCURSO DE POSSE - JORGE CALDEIRA (08/05/2008)
Acadêmico: Jorge Caldeira

"A vida de escritor é uma vida curiosa, vida feita de momentos opostos. O primeiro desses momentos envolve o esforço para conhecer e escrever sobre aquilo que se conhece. Esse momento é solitário, depende muito da vontade e da competência."
18/2/2020
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Rubens Barbosa

"É com grande satisfação que assumo a cadeira 10 da Academia Paulista de Letras, que este ano celebra 110 anos de existência. A cadeira 10, cujo patrono é Cesário Mota Junior, teve como meus antecessores Eduardo Guimarães, Paulo Setúbal, Gustavo Teixeira, Afonso Schmidt, Edmundo Vasconcelos e Paulo Nogueira Neto."
18/2/2020
TÍTULO DE PROFESSOR EMÉRITO E GUERREIRO DA EDUCAÇÃO RUY MESQUITA 2019.
Acadêmico: Paulo Nathanael Pereira de Souza

Discurso de recepção do Título de Professor Emérito e Guerreiro da Educação Ruy Mesquita 2019 (15 de outubro de 2019)
23/5/2017
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Synesio Sampaio Goes Filho

"Queridos amigos. Conhecendo ou não o porto de destino, o melhor é concentrar-se na viagem. Cuidar de amores e amizades, fazer bem e fazer o bem. E, para lembrar Montaigne, não se levar muito a sério e esperar que a morte nos encontre sem temores, plantando nossas couves..."
10/11/2016
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Jô Soares

"Na hora de escrever este discurso, descobri, para meu espanto, que nunca havia escrito sobre mim mesmo. Com 58 anos de atividade, era a primeira vez que isso ocorria"
1/11/2016
DISCURSO EM COMEMORAÇÃO AO PRÊMIO FUNDAÇÃO CONRADO WESSEL
Acadêmico: Lygia Fagundes Telles

Com a premiação, a Fundação Conrado Wessel faz hoje este heróico convite ao jovem e ao velho: “Me leia, não me deixe morrer!” Sim, a palavra escrita é “a negação da morte”.
5/5/2016
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO GABRIEL CHALITA
Acadêmico: Dom Fernando Antônio Figueiredo

"Traga consigo Agostinho de Hipona e Francisco de Assis. Traga também as suas inquietações. Mas não se esqueça de trazer a esperança. A esperança, convidada freqüente de sua prosa, vai dar mais acalento ao nosso recanto das letras. À beleza de Academia que temos a honra de frequentar."
5/5/2016
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Dom Fernando Antônio Figueiredo

" Estaremos juntos na busca da verdade, cuja essência é a liberdade, movidos pelo amor fraterno. Muito obrigado!"
5/5/2016
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELO ACADÊMICO PAULO JOSÉ DA COSTA JR
Acadêmico: Paulo Nathanael Pereira de Souza

"Seria por demais fastidioso enumerar os títulos do novo acadêmico, que eu tenho imensa honra em saudar. Seja bem-vindo a esta Casa, que o recebe, fraternalmente, de braços abertos, sentindo-se enriquecida e orgulhosa com sua presença."
5/5/2016
DISCURSO DE POSSE
Acadêmico: Paulo Nathanael Pereira de Souza

"Pertencer a esta Academia, desnecessário seria lembrar, representa a mais alta consideração e o mais completo reconhecimento de uma vida dedicada à produção intelectual, seja nas letras, nas artes, nas ciências, na filosofia, na religião, no cultivo, enfim, de qualquer dos gêneros superiores do espírito que se volte preferentemente para o acréscimo da cultura e a elevação moral do ser humano."
5/5/2016
DISCURSO DE RECEPÇÃO PELA ACADÊMICA ANNA MARIA MARTINS
Acadêmico: Ruth Rocha

"O ingresso da escritora Ruth Rocha na Academia Paulista de Letras é fato relevante, marco que engrandece a entidade. Considero-me privilegiada por ter sido escolhida para a saudação com que a recebemos."
 1     2    3     4     5   





 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.