067  matéria(s) localizada(s) . Exibindo página 1  
18/6/2021
A SIMPLIFICAÇÃO DAS REGRAS TRABALHISTAS
Acadêmico: José Pastore

Em boa hora tudo passou para o Ministério da Economia.
4/6/2021
A PRODUTIVIDADE DO TRABALHO REMOTO
Acadêmico: José Pastore

"Tudo indica que o modelo híbrido, que combina o domicílio com as estações de trabalho em dias variados, será a alternativa preferida por empregados e empregadores."
27/5/2021
COMO PROTEGER OS TRABALHADORES DE APLICATIVOS?
Acadêmico: José Pastore

Esse desafio está posto em todos os países, cujas sentenças são as mais variadas e mais complicam do que ajudam
5/5/2021
PROTEÇÃO OU PENALIZAÇÃO DAS MULHERES?
Acadêmico: José Pastore

"No meio desta pavorosa pandemia, quando grande parte das empresas não tem receita nem para pagar luz, água e impostos, o Senado Federal aprovou Projeto de Lei (PLC 130/2011) que obriga os empregadores a pagar uma multa de até cinco vezes o valor da diferença entre o salário do homem e o da mulher na mesma função se assim for determinado pela Justiça do Trabalho."
4/4/2021
COMO NASCE O POPULISMO?
Acadêmico: José Pastore

A desigualdade em si não induz o populismo
28/3/2021
COMO MELHORAR O AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA A NOVA FASE DA PANDEMIA
Acadêmico: José Pastore

Ajuda paga pelo governo tem de ser capaz de manter as pessoas vivas, em casa e longe do vírus
8/3/2021
AUXÍLIO EMERGENCIAL SEM CORTE DE DESPESAS
Acadêmico: José Pastore

"O quadro é desesperador. É inconcebível que os parlamentares tenham demorado tanto para dar a necessária base legal ao novo auxílio emergencial ao mesmo tempo em que, para atender seus interesses, quase votaram em regime relâmpago a chamada PEC da impunidade."
7/2/2021
NA VÉSPERA DO DESCONHECIDO
Acadêmico: José Pastore

"Um novo auxílio emergencial é inadiável pelo menos até a chegada da vacinação em massa. Mas, é claro, essa ajuda não pode romper o teto de gastos e agravar ainda mais o rombo nas contas públicas, que chegou a R$ 743 bilhões em 2020. Desta vez, o governo terá de assegurar recursos provenientes de contração de despesas. O auxílio emergencial demanda a aprovação imediata da PEC Emergencial (PEC 186), que permite ao setor público fazer economias com o funcionalismo e outros gastos até agora intocáv ...
31/12/2020
VACINA, CORONAVOUCHER E A NOVA DÉCADA
Acadêmico: José Pastore

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, defende apoiar a vacinação em lugar de prorrogar o auxílio emergencial. Para ele, a retomada em V da economia permitirá a absorção no mercado de trabalho dos brasileiros que estão parados. Dali para a frente eles poderão viver da renda do trabalho, e não da renda do coronavoucher.
10/12/2020
INCERTEZAS TRABALHISTAS
Acadêmico: José Pastore

A pandemia agravou o problema crônico da desocupação e do trabalho precário no Brasil. Os dados atuais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) indicam que menos da metade (47%) dos brasileiros em idade de trabalhar está trabalhando. Trata-se da menor proporção dos últimos 30 anos. Só não é pior devido às bem-sucedidas medidas do governo para preservar empregos - redução de jornada e suspensão do contrato de trabalho.
2/11/2020
A SEGURANÇA JURÍDICA NO HOME OFFICE
Acadêmico: José Pastore

Assustou bastante a manchete do Estado de 19/10/2020 segundo a qual as ações trabalhistas envolvendo home office aumentaram 270% em curto período de tempo.
28/10/2020
OS ESTRAGOS DAS AULAS SUSPENSAS
Acadêmico: José Pastore

Voltar às aulas é uma das decisões mais difíceis para pais, professores, funcionários e alunos. Sinceramente, não sei o que dizer. Mas, sobre as consequências da paralisia das escolas, arrisco alguns comentários.
28/9/2020
O DESTINO DOS ENTREGADORES DE PIZZA
Acadêmico: José Pastore

Quem responde por esses profissionais quando o trabalho é prestado em diferentes localidades e para várias plataformas?
4/9/2020
PIB, REFORMAS E EMPREGOS
Acadêmico: José Pastore

''As reformas tributária e administrativa são importantíssimas, mas os efeitos de curto prazo são reduzidos. Daí a urgente necessidade de aprovar o Programa Renda Brasil para tornar definitivo o auxílio emergencial com valores menores''
31/8/2020
REFORMA TRIBUTÁRIA SEM REFORMA ADMINISTRATIVA?
Acadêmico: José Pastore

Everardo Maciel, uma referência mundial em matéria tributária, costuma dizer: para saber se a carga tributária deve aumentar ou diminuir, é preciso conhecer o montante de gastos que o governo tem pela frente.
28/5/2020
TRABALHO: O QUE VEM PELA FRENTE
Acadêmico: José Pastore

As Medidas Provisórias (MPs) 927 e 936 foram rapidamente publicadas pelo governo e adotadas de pronto por empregados e empregadores.
19/4/2020
O VÍRUS NÃO ESPERA DECISÕES COMPLICADAS
Acadêmico: José Pastore

Qual pequeno empresário dormirá sossegado após fazer acordos que podem ser questionados pelos sindicatos?
9/12/2019
O QUE ESTÁ POR TRÁS DO POPULISMO?
Acadêmico: José Pastore

"Conversar com Delfim Netto é sempre um privilégio. Do alto da sabedoria de quem estuda o dia todo e da experiência de quem praticou o que aprendeu, ele nos brindou com uma primorosa palestra em 27 de novembro passado, na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo."
3/12/2019
O CONTRATO VERDE E AMARELO
Acadêmico: José Pastore

"Redução de despesas do programa supera em muito as concedidas por outros planos, além de ser de uso muito mais simples."
7/10/2019
PARA ONDE FORAM OS EMPREGOS DA CLASSE MÉDIA?
Acadêmico: José Pastore

"Em várias áreas, as tecnologias provocam transformações e redução de empregos"
28/3/2019
CONTROVÉRSIAS SOBRE A MEDIDA PROVISÓRIA 873
Acadêmico: José Pastore

"Mas que fique claro: nem a lei nem a MP 873 extinguiram a contribuição sindical. Elas apenas acabaram com a obrigatoriedade, abrindo o campo para os representados pagarem os sindicatos por eles reconhecidos como úteis e do seu interesse. Nada mais democrático e constitucional."
28/2/2019
O FIM DA JUSTIÇA DO TRABALHO?
Acadêmico: José Pastore

Acabar com ela em nada vai ajudar se as mazelas indicadas migrarem para outro ramo do Poder Judiciário
31/1/2019
SISTEMA S E CAPITAL HUMANO
Acadêmico: José Pastore

"As suas entidades têm sido valorizadas pelas famílias que disputam suas vagas, pelas empresas que reconhecem a qualidade dos egressos e pelos educandos que usufruem mais emprego e menos rotatividade."
4/1/2019
CORTES NO SISTEMA S
Acadêmico: José Pastore

"O ensino profissional é muito mais complexo e caro do que o ensino convencional: demanda profissionais experientes e equipamentos atualizados. A interface entre instrutores e empresários nesse campo tem sido crucial para definir exatamente o que as empresas precisam."
26/12/2018
TRABALHO: AS PROPOSTAS DE BOLSONARO
Acadêmico: José Pastore

"Mas darei, aqui, uma de futurista. Penso que dentro de poucos anos empregados e empregadores acertarão as condições de trabalho de modo direto e pela via das novas tecnologias de comunicação (e-mail, WhatsApp, etc.) ... "
 1    2     3   





 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.