QUEM SOMOS
 
Tamanho da fonte
 



Somos 40 interessados em proteger o idioma e em partilhar experiências literárias sob a inspiração de um ritual longevo.

As Academias nasceram no helenismo, porém sua forma remonta ao século XVII na França inigualável.

Temos 113 anos e nos mantemos vigorosos, ancorados na tradição, mas abertos à acelerada mutação desta era.

Uma Academia, ensinou Machado de Assis, criador da Academia Brasileira de Letras, tem de ser integrada por três espécies: literatos, personalidades - para conferir visibilidade à instituição - e jovens, para trazer alegria.

Uma Academia é, sobretudo, uma casa de bom convívio.

É no convívio fraterno que surgem as melhores ideias, para disseminar a cultura, notadamente entre as crianças e jovens. Não necessariamente a partir da cronologia: há idosos que preservam a juventude e jovens que já nasceram desalentados.

Sabemos que não podemos congregar todos os que se dedicam às letras num Esta do com a pujança e o esplendor cultural de São Paulo.

Por isso mesmo, procuramos caprichar em nossa seleção. Há uma representatividade singular, heterogênea e que faz da Academia Paulista de Letras um dos espaços mais interessantes, instigantes e, por isso mesmo, disputados pela gente paulista.

Participem conosco dessa aventura que é mergulhar nas letras e dela extrair prazeres insuspeitos.

José Renato Nalini


OBJETIVO

A Academia Paulista de Letras, associação de direito privado sem fins econômicos e com prazo de duração indeterminado, fundada em 27 de novembro de 1909, com sede na Cidade de São Paulo, Capital do Estado, no Largo do Arouche nº 324, com CEP:. 01219-010, tem por fim precípuo a cultura do vernáculo e da literatura, regendo-se por Estatuto.





 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.