0103  matéria(s) localizada(s) . Exibindo página 2  
30/12/2021
INSEGURANÇA JURÍDICA ESTIMULA A CORRUPÇÃO NO PAÍS
Acadêmico: José Pastore

No campo da economia, a insegurança jurídica é vista como o mais potente desestímulo aos investimentos, à geração de empregos e ao desenvolvimento José Pastore e José Renato Nalini*, O Estado de S. Paulo
27/11/2021
REMOTO, PRESENCIAL OU HÍBRIDO?
Acadêmico: José Pastore

A volta ao trabalho presencial parcial demandará muitas mudanças na conduta dos empregados e dos gestores.
29/10/2021
O TRABALHO DEPOIS DA PANDEMIA
Acadêmico: José Pastore

Não há dúvida. A volta dos serviços será geradora de muitas oportunidades de trabalho ao longo de 2022. As eleições gerais impulsionarão o trabalho temporário que, aliás, já está bombando.
30/9/2021
O BRASIL É VÍTIMA DO SEU CONGRESSO
Acadêmico: José Pastore

Realmente, fomos vítimas do Congresso Nacional. E não é a primeira vez. Dezenas de leis extrativistas têm sido aprovadas para atender a privilégios de parlamentares e de corporações à custa de extrair recursos do povo.
2/9/2021
LEIS QUE ALIMENTAM DESIGUALDADES
Acadêmico: José Pastore

Elas enriquecem grupos da elite à custa da extração de recursos dos demais
2/9/2021
HAVERÁ ONDA DE DEMISSÕES SE SENADO NÃO APROVAR MP 1045 DA REFORMA TRABALHISTA
Acadêmico: José Pastore

"Como analista do mercado de trabalho — e como cidadão brasileiro —, estou muito preocupado com uma grande onda de demissões que pode ocorrer se a Medida Provisória (MP) 1.045 não for aprovada pelo Senado Federal nos próximos dias, porque as regras que regulam a redução de jornada e a suspensão do contrato de trabalho perderão a vigência. Por que isso preocupa?"
26/8/2021
DESEMPREGO, DESALENTO E INFORMALIDADE
Acadêmico: José Pastore

É imperioso olhar o longo prazo, acabar com as brigas políticas, reequilibrar as finanças públicas e ter uma liderança firme nos campos da tecnologia e da educação.
9/8/2021
O FUTURO DOS TRABALHADORES INFORMAIS
Acadêmico: José Pastore

"Com a normalização gradual das atividades e do aumento do trabalho formal, os informais voltarão a ter trabalho e renda"
30/7/2021
O EMBATE ENTRE O GOVERNO E O SISTEMA S
Acadêmico: José Pastore

"Mais uma vez trava-se um embate entre o governo e o chamado Sistema S."
2/7/2021
O EMPREGO DOS JOVENS
Acadêmico: José Pastore

"Vários países possuem os chamados “programas de formação” ou “contratos de formação” por meio dos quais os jovens aprendem ofícios simples e as empresas utilizam essa mão de obra com poucas despesas."
24/6/2021
A RACIONALIZAÇÃO DAS NORMAS TRABALHISTAS
Acadêmico: José Pastore

"Normas complexas, superadas e desencontradas fazem lembrar a descrição de Caio Prado Jr. a respeito da administração dos tempos do Brasil Colônia"
18/6/2021
A SIMPLIFICAÇÃO DAS REGRAS TRABALHISTAS
Acadêmico: José Pastore

Em boa hora tudo passou para o Ministério da Economia.
4/6/2021
A PRODUTIVIDADE DO TRABALHO REMOTO
Acadêmico: José Pastore

"Tudo indica que o modelo híbrido, que combina o domicílio com as estações de trabalho em dias variados, será a alternativa preferida por empregados e empregadores."
27/5/2021
COMO PROTEGER OS TRABALHADORES DE APLICATIVOS?
Acadêmico: José Pastore

Esse desafio está posto em todos os países, cujas sentenças são as mais variadas e mais complicam do que ajudam
5/5/2021
PROTEÇÃO OU PENALIZAÇÃO DAS MULHERES?
Acadêmico: José Pastore

"No meio desta pavorosa pandemia, quando grande parte das empresas não tem receita nem para pagar luz, água e impostos, o Senado Federal aprovou Projeto de Lei (PLC 130/2011) que obriga os empregadores a pagar uma multa de até cinco vezes o valor da diferença entre o salário do homem e o da mulher na mesma função se assim for determinado pela Justiça do Trabalho."
4/4/2021
COMO NASCE O POPULISMO?
Acadêmico: José Pastore

A desigualdade em si não induz o populismo
28/3/2021
COMO MELHORAR O AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA A NOVA FASE DA PANDEMIA
Acadêmico: José Pastore

Ajuda paga pelo governo tem de ser capaz de manter as pessoas vivas, em casa e longe do vírus
8/3/2021
AUXÍLIO EMERGENCIAL SEM CORTE DE DESPESAS
Acadêmico: José Pastore

"O quadro é desesperador. É inconcebível que os parlamentares tenham demorado tanto para dar a necessária base legal ao novo auxílio emergencial ao mesmo tempo em que, para atender seus interesses, quase votaram em regime relâmpago a chamada PEC da impunidade."
7/2/2021
NA VÉSPERA DO DESCONHECIDO
Acadêmico: José Pastore

"Um novo auxílio emergencial é inadiável pelo menos até a chegada da vacinação em massa. Mas, é claro, essa ajuda não pode romper o teto de gastos e agravar ainda mais o rombo nas contas públicas, que chegou a R$ 743 bilhões em 2020. Desta vez, o governo terá de assegurar recursos provenientes de contração de despesas. O auxílio emergencial demanda a aprovação imediata da PEC Emergencial (PEC 186), que permite ao setor público fazer economias com o funcionalismo e outros gastos até agora intocáv ...
31/12/2020
VACINA, CORONAVOUCHER E A NOVA DÉCADA
Acadêmico: José Pastore

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, defende apoiar a vacinação em lugar de prorrogar o auxílio emergencial. Para ele, a retomada em V da economia permitirá a absorção no mercado de trabalho dos brasileiros que estão parados. Dali para a frente eles poderão viver da renda do trabalho, e não da renda do coronavoucher.
10/12/2020
INCERTEZAS TRABALHISTAS
Acadêmico: José Pastore

A pandemia agravou o problema crônico da desocupação e do trabalho precário no Brasil. Os dados atuais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) indicam que menos da metade (47%) dos brasileiros em idade de trabalhar está trabalhando. Trata-se da menor proporção dos últimos 30 anos. Só não é pior devido às bem-sucedidas medidas do governo para preservar empregos - redução de jornada e suspensão do contrato de trabalho.
2/11/2020
A SEGURANÇA JURÍDICA NO HOME OFFICE
Acadêmico: José Pastore

Assustou bastante a manchete do Estado de 19/10/2020 segundo a qual as ações trabalhistas envolvendo home office aumentaram 270% em curto período de tempo.
28/10/2020
OS ESTRAGOS DAS AULAS SUSPENSAS
Acadêmico: José Pastore

Voltar às aulas é uma das decisões mais difíceis para pais, professores, funcionários e alunos. Sinceramente, não sei o que dizer. Mas, sobre as consequências da paralisia das escolas, arrisco alguns comentários.
28/9/2020
O DESTINO DOS ENTREGADORES DE PIZZA
Acadêmico: José Pastore

Quem responde por esses profissionais quando o trabalho é prestado em diferentes localidades e para várias plataformas?
4/9/2020
PIB, REFORMAS E EMPREGOS
Acadêmico: José Pastore

''As reformas tributária e administrativa são importantíssimas, mas os efeitos de curto prazo são reduzidos. Daí a urgente necessidade de aprovar o Programa Renda Brasil para tornar definitivo o auxílio emergencial com valores menores''
 1     2    3     4     5   





 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.