Compartilhe
Tamanho da fonte



17/5/2017
PESQUISADORA DESCOBRE VERSÃO INÉDITA DO ROMANCE TEODORO BICANCA, DE RENATO CASTELO BRANCO
Livro com extenso trabalho de pesquisa será lançado na ESPM, em São Paulo, dia 24 de maio.

No livro Inacabamento do acabado: a reescritura de Teodoro Bicanca, de Renato Castelo Branco, a pesquisadora Márcia Edlene realizou um verdadeiro trabalho de Sherlock Holmes. Inicialmente, a autora pretendia divulgar a obra de seu conterrâneo para o público local, pois Renato Castelo Branco mudou-se para São Paulo, foi escritor reconhecido, mas no Piauí pouco se conhecia de sua obra. Porém, ao iniciar a pesquisa, infinitas descobertas surgiram culminando na maior delas: a intenção do autor de publicar uma nova versão de Teodoro Bicanca, readaptando-o para um romance histórico, narrando desde a passagem da Coluna Prestes por Parnaíba, o desenvolvimento da cidade, o coronelismo, a miséria no campo, condições de trabalho nas regiões do porto e a resistência.

Mas para chegar a essa grande descoberta, Márcia Edlene visitou todas as bibliotecas e museus de seu estado e pouco encontrou sobre o autor por lá. Então, resolveu buscar a família, na cidade de São Paulo, para saber um pouco mais sobre a história do romancista Renato Castelo Branco. E entre entrevistas e acesso irrestrito à biblioteca do autor, a geneticista traz a público uma biografia irreparável e completa de um homem de seu tempo, para ser admirado por seu legado, não só na literatura. O grande escritor também foi precursor da Publicidade e da profissionalização dessa área no Brasil.
Para relatar seu percurso, a autora narra sobre a trajetória de Renato Castelo Branco, oferecendo uma biografia detalhada e instigante do autor. Na sequência, detalha toda produção literária de Castelo Branco, como se estivesse preparando o leitor para a grande descoberta: o original inédito da reescritura de Teodoro Bicanca. A partir de então, a autora apresenta em imagens e texto não apenas as alterações para a nova edição, como mostra o caminho percorrido por Castelo Branco, através de anotações a parte, também descobertas por Márcia Edlene.
Ao ler esta obra, o leitor seguramente ficará interessado em conhecer mais sobre o Brasil, sua história e com o desejo de ler Teodoro Bicanca, enquanto passeia por Parnaíba, no Piauí. Como disse Phillipe Willemart, em sua introdução ao Inacabamento do acabado: “Márcia Edlene incentivará certamente a leitura de Teodoro Bicanca e a solicitação da nova edição, ainda inédita”.


MÁRCIA EDLENE MAURIZ LIMA é professora da Universidade Estadual do Piauí, com doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Como pesquisadora, desenvolve pesquisas na área de Crítica Genética e História da Literatura, com foco em arquivos de escritores piauienses, coordenando o Núcleo de Estudos em Memória e Acervo - NEMA/UESPI. É membro do GT de Crítica Genética da Anpoll.


Serviço - Lançamento do livro

" Inacabamento do acabado: reescritura de Teodoro Bicanca, de Renato Castelo Branco"
Local: ESPM
Dia: 24/05/2017, das 19h às 21h30
Endereço: Rua Dr Álvaro Alvim, 123- 9° Andar Vila Mariana




voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.