Compartilhe
Tamanho da fonte


ERWIN THEODOR ROSENTHAL, OPERÁRIO
Acadêmico: José de Souza Martins
Acadêmico José de Souza Martins homenageia o colega Erwin Theodor Rosenthal, falecido em 04 de setembro de 2016 e comenta as lembranças que guardará do acadêmico.

Conhecia o Professor Erwin Theodor Rosenthal há, pelo menos, 50 anos. Conheci-o sempre dedicado ao trabalho, sempre atarefado. Nem por isso menos atencioso e menos disponível. Ele era diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP quando eu iniciava minha vida de auxiliar de ensino do Prof. Florestan Fernandes. Era o diretor em 1968 quando a Faculdade foi ocupada pelo movimento estudantil e seu gabinete foi ocupado por um tal de Zé Dirceu, aluno da PUC, líder do movimento. Depois disso, mudamos para a Cidade Universitária e vez ou outra eu o encontrava.

Conversei com ele por e-mail quando me candidatei à vaga de Inezita Barroso, na Academia. Foi quando fiquei sabendo que ele havia sido operário no Brás, como eu havia sido em São Caetano: “existem muitas semelhanças entre as minhas e as suas memórias de adolescência, no meu caso dos inícios dos anos quarenta, quando morador de Indianópolis, diariamente forçado a deslocar-me para o Brás (num dos poucos bondes “Camarão”, que cobrava 400 réis, em lugar dos 200 habituais) para trabalhar, com Carteira de Trabalho de Menor, como auxiliar de fundidor e sendo “galgado” depois de cerca de 12 meses a auxiliar de escritório, ganhando salário mínimo.”

Era o tipo de pessoa de quem ficam apenas boas lembranças.

José de Souza Martins




voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.