Compartilhe
Tamanho da fonte


O OUTRO LADO DO REI
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça
Entre todos os reis da Europa continental ele é o único que nunca assinou a paz com Napoleão. Ele é o único que nunca foi derrotado pelo imperador francês.
D. João VI é quase sempre visto como um rei bufão, ou uma figura menor, que pelo jeito e pelo biotipo serve na medida para ser ridicularizado.

Mas será que o rei português de verdade era isso? Como sempre toda moedas têm dois lados. D. João VI não é a exceção da regra. E o outro lado, o lado do rei competente, com um pouco de atenção se impõe, transformando a figura patética que comia frango assado o dia inteiro num soberano raramente sagaz, quem sabe o maior sobrevivente entre todos os monarcas europeus do século 19.

Entre todos os reis da Europa continental ele é o único que nunca assinou a paz com Napoleão. Ele é o único que nunca foi derrotado pelo imperador francês.

Numa ação inesperada, D. João transfere sua corte para o Brasil. Ergue a colônia a reino unido e continua livre do jugo da França, ainda que com a parte européia de seu império ocupada pelos franceses.

Aqui, muda a cara do Rio de Janeiro. Transforma a cidade mirrada e cheia de doenças, com Jardim Botânico, praças e avenidas. Cria banco e seguradora, abre os portos. Replanta a maior floresta urbana do mundo, Abre escolas. Recupera o tempo perdido.

O mais poético é pouco lembrado: manda povoar o litoral brasileiro com sardinhas para alimentar com dignidade os pobres e os escravos.

E o mais importante é que volta para Portugal rei, deixando aqui um império para o filho a quem desde moço prepara para governar a nova nação livre dos laços coloniais.

Este homem não tem nada de patético, ainda que filho de D. Maria e casado com Carlota Joaquina. Quem sabe por isso comece tanto frango.



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.