Compartilhe
Tamanho da fonte


PERVERTER O EIXO DA TERRA
Acadêmico: José Renato Nalini
A insensata exploração do solo para cultivo e pecuária mudou o eixo da Terra.

Perverter o eixo da Terra

Parece mentira, mas não é. A ciência comprovou. Somente os terraplanistas e negacionistas continuarão a teimar. A insensata exploração do solo para cultivo e pecuária mudou o eixo da Terra. O geofísico da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, Ki-Weon Seo publicou o resultado de uma pesquisa no periódico Geophysical Research Letters, demonstrando que os polos geográficos do planeta em que vivemos sofreu alteração.

Já era sabido que o campo gravitacional terrestre não é idêntico em todos os pontos da superfície terrestre. Onde existe mais massa, a gravidade é maior. Onde há menos, ela é menor. A Terra é dinâmica. Sofre degelos, esquentamento, a cada ano há uma natural oscilação. Essa inclinação é que se responsabiliza pelas estações: primavera, verão, outono, inverno.

O que o geofísico descobriu foi que a indiscriminada extração de água do subsolo está desequilibrando o eixo da Terra. O esvaziamento de reservatórios subterrâneos de água desequilibra aquilo que sempre funcionou, há milhões de anos. O processo de irrigação das plantações, os sistemas de bombeamento de água estão esgotando os aquíferos muito mais depressa do que a natureza pode repô-los. A água é finita, não renovável.

Ninguém parece preocupado com a abertura de poços artesianos clandestinos. Cada edifício que se constrói, já vem com a perfuração que, além de reduzir a capacidade do aquífero Guarani, ainda contamina essa água milenarmente acumulada no subsolo.

O trabalho do cientista coreano comprovou que a extração de água do subsolo, sozinha, produz um deslocamento de 4,36 centímetros ao ano do polo geográfico norte. É uma causa humana que perverte aquilo que sempre funcionou. Todas as demais concausas também provêm de ação humana: barragens, perda de geleiros e de gelo na Antártida e na Groenlândia.

A continuar assim, o que acontecerá com a vida sobre a Terra? Se a oscilação aumentar, além do aquecimento derivado da emissão de gases venenosos, causadores do efeito estufa, parte do planeta poderá entrar em combustão espontânea. Isso é realmente possível? O futuro dirá, se a insensatez tiver paradeiro. O que é bastante discutível.

Publicado no jornal Diário do Litoral, em 10 11 2023



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.