Compartilhe
Tamanho da fonte


MARKETING DO PEDAGOGO
Acadêmico: José Renato Nalini
Lamentável a falta de regulamentação da profissão "pedagogo", a vítima na descontinuidade dos planos educacionais que são alterados a cada gestão.

Marketing do pedagogo

Redimensionar a imagem do pedagogo, esse profissional tão importante, que deveria merecer maior atenção e mais intenso respeito por parte do Estado e da sociedade, foi o propósito de Wânia Madeira ao escrever o livro que acabo de ler. Seu nome é "Marketing Pessoal de um Pedagogo" e foi a dissertação de Mestrado da autora, prefaciada pela professora Liana Gottlieb, autoridade em Ciências da Comunicação.

Wânia Madeira tem expertise para a tarefa a que se propôs. Graduada em Pedagogia pela USP, militou na escola pública durante décadas, terminando como diretora concursada. Valeu-se desse trajeto para recuperar memórias, dela extraindo lições que partilha com as novas gerações, após aprender que os atributos pessoais são mais importantes do que a formação pedagógica.

Lamentável a falta de regulamentação da profissão "pedagogo", a vítima na descontinuidade dos planos educacionais que são alterados a cada gestão. Comprovou que o pedagogo é um "fac-totum" nas escolas e que tem de atuar como "líder emergencial" em não poucas situações. Foi o que sucedeu na tragédia mais recente, o homicídio da professora Elisabeth Tenreiro, na EE "Thomazina Montoro", justamente a mãe do governador Franco Montoro, em Vila Sônia, região do Morumbi. Onde situado o Palácio do Governo Estadual.

Edificante a lembrança de quem inspirou Wânia a estudar Pedagogia na USP: a festejada Professora Ivanira de Souza Lima Dadalt, que cursou Letras na mesma esplêndida Universidade. A gratidão é uma virtude negligenciada e quem a cultiva evidencia rara sensibilidade. Algo que Wânia transmite em todo o livro, como na citação a Janusz Korczak, que escreveu "Como amar uma criança": "Entre estes milhões de homens, está você, que deu à luz a um homem a mais. O que é ele? Um galhinho, uma poeira, um nada (...) Neste nada há qualquer coisa que sente, deseja, observa; que sofre e que odeia; que é feliz e que ama; que tem confiança e que duvida; que acolhe e que rejeita. Este grão de poeira encerra em seu pensamento as estrelas e os oceanos, as montanhas e os precipícios. E o que é a essência da alma senão todo o universo, faltando apenas as suas dimensões. É esta a contradição inerente ao ser humano: nascido de um quase nada, Deus está nele".

Tanta sofisticação ganhou a Pedagogia, que o envoltório científico inibe exatamente a mais importante missão a ela confiada: concretizar a ciência e a arte da educação. Os tratados e os cursos pouco mencionam a criatividade, as atividades artísticas, o lúdico educativo. Não se enfatiza a prática educativa, algo que um Reitor da USP me confidenciou quando procurei - então na condição de Secretário Estadual da Educação - apoio da Universidade para combater o iletramento: "Os alunos escrevem artigos, ensaios, dissertações e teses! Mas não querem contato com a sala de aula...".

Consciente disso, Wânia considerava os alunos sua prioridade: "Em meus períodos diários, na escola, os horários de intervalo eram dedicados em geral a eles, no pátio. Costumava deixar os professores à vontade na sala dos professores e caminhava entre o alunado. Momentos felizes, esses...".

Foi a partir das deficiências na construção da imagem do pedagogo que Wânia foi se interessar pelo Marketing, o resgate do respeito à profissão, que se enfatizou com a invocação a Gandhi: "Eles não conseguem levar embora nosso respeito próprio, se não o entregarmos a eles".

Vale a leitura do livro de Wânia Madeira, seja por pedagogos, seja por interessados no aprimoramento contínuo da educação brasileira.

Publicado no Jornal de Jundiaí, em 04 05 2023



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.