Compartilhe
Tamanho da fonte


MIL ARTIGOS PARA O SINDSEG-SP
Acadêmico: Antonio Penteado Mendonça
Podem ter certeza de que atingir o número mil é uma honra e um privilégio.

Mil artigos para o Sindseg-SP


Não deveria ter diferença entre o artigo número trezentos e quarenta e seis e o artigo número mil, no entanto, tem. Questão de hábito ou tradição, o mil sempre significa um marco importante, muito embora, no caso, quem sabe o artigo trezentos e quarenta e seis tenha sido mais relevante. Não sei, já faz tempo que foi escrito, não me lembro dele.

Mas, seguindo a tradição, hoje é dia de comemorar. Este é o artigo número mil publicado pelo Sindseg-SP (Sindicato das Seguradoras do Estado de São Paulo). Confesso que, quando comecei a escrever para o Sindicato, a convite do seu secretário, Fernando Simões, nunca me passou pela cabeça que a colaboração seria tão longeva e que eu alcançaria o artigo número mil. E, no entanto, aconteceu. O artigo mil chegou.

Ao longo de todos esses anos, sempre foquei os principais assuntos relacionados ao seguro de forma geral e em São Paulo em particular. Tem sido uma colaboração no sentido de dirimir dúvidas, explicar conceitos, mostrar os fatos, analisar as diferentes faces do mercado e apontar os percalços e as vantagens que incidem sobre o setor.

Posso dizer que, no longo rol de artigos publicados pelo Sindseg-SP, abordei todos os temas que, no momento da sua publicação, eram ou são relevantes. Seguros de automóveis, incêndio, responsabilidade civil, garantia de obrigações, garantia estendida, vida, acidentes pessoais, transporte, celulares, bicicletas, mudanças climáticas, violência, inflação, pandemia, planos de saúde privados, previdência aberta, capitalização, resseguro, política setorial, CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados), SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), nomes do setor - da inciativa privada e do governo -, se não todos, pelo menos a imensa maioria de assuntos foi alvo dos meus textos, sempre escritos no intuito de explicar os fatos, sob o ponto de vista do mercado.

Com os mais de mil e duzentos artigos da minha segunda fase no Estadão e os outros mais mil publicados na primeira fase e na Folha de São Paulo, tenho no currículo mais de três mil e quinhentos artigos abordando o mercado de seguros sob todos os seus aspectos e pontos de vista - autoridades, seguradores, resseguradores, corretores de seguros, segurados e outras pessoas ligadas a ele.

É importante salientar que, sob as óticas individuais, todos têm razão. Daí a necessidade de destrinchar os temas com todo o cuidado, buscando sempre, antes de publicar, verificar os pontos de vista de todos os lados, ponderá-los e encontrar o bom senso indispensável para a correta exposição do assunto, de forma a dar ao leitor, se não a visão correta, pelo menos o ferramental necessário para que ele possa embasar seu ponto de vista.

Estes mil artigos só foram possíveis graças à parceria com o Sindicato das Seguradoras de São Paulo, baseada na confiança e no respeito mútuo, que me dão a liberdade de abordar todos os assuntos relacionados ao mundo do seguro, sem censura, sem direcionamento, sem “jabá” e sem puxar a brasa para essa ou aquela sardinha.

Podem ter certeza de que atingir o número mil é uma honra e um privilégio. Agora, que venham outros mil. Com o apoio de vocês vamos chegar lá!

Publicado no site do SindsegSP
Em 21 07 2023



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.