Compartilhe
Tamanho da fonte


GOVERNANTES EXEMPLARES
Acadêmico: José Renato Nalini
Parece impossível encontrar, na história da humanidade, governantes insuscetíveis de defeitos.

Governantes exemplares

Parece impossível encontrar, na história da humanidade, governantes insuscetíveis de defeitos. É próprio da natureza humana exorbitar quando se tem poder. É nítida a transformação das pessoas, assim que lhes é conferida a prerrogativa da autoridade. Gente simples, humilde, igual, converte-se em modelos escancarados de tirania.

Mas quem procura encontra exceções. Nem sempre são atuais ou recentes. Assim é que um dos imperadores romanos, Marco Aurélio, filho adotivo de Antonino, o Pio, pode ser considerado um governante do bem. Ele era devoto do dever. Contou com os melhores mestres. A moral representava a excelência existencial e a ela devotou sua vida inteira.

Ter bons professores é o suficiente para formar um bom comandante? Não. Docentes adequados podem significar condição necessária, não suficiente. Marco Aurélio teve um mestre muito superior a todos os demais e a quem admirava com veneração: seu pai. “O valor moral do homem está em proporção com a sua faculdade de admirar”, lembra Renan. Como Antonino foi o alvo direto da integral admiração do filho adotivo, este aprendeu, no convívio com o pai, como ser um belo modelo de vida perfeita.

Marco Aurélio não conheceu o que significa inflexibilidade, intolerância e dureza. Era severo apenas com ele próprio. Conheceu, por experiência na Roma de 161 a 180 da era cristã, o que é a perversidade humana. Por isso adotou a prática da benevolência infinita. Em relação aos maus, escreveu: “Corrige-os, se podes; no caso contrário, lembra-te que a benevolência é qualidade com que deves tratar os delinquentes. Os próprios deuses são benévolos com esses seres; ajudam-nos (tanto a bondade é infinita!) a terem saúde, riqueza e glória. Faze como os deuses”.

Uma lição que precisaria ser assimilada por alguns integrantes do sistema Justiça contemporâneo, mais vingadores do que profissionais formados à luz da ciência jurídica, está nesta frase: “O melhor processo de nos vingarmos dos maus é não ser como eles”.

Afinal, o delinquente não deixa de ser humano. E existe um “parentesco sagrado que une cada homem ao gênero humano. Parentesco esse que não é de sangue, nem de nascença, mas compartícipe da mesma inteligência. A alma raciocinante de cada um é um deus, uma derivação do Ser supremo”. Que tal levar esta consciência aos responsáveis pela estrutura carcerária brasileira?

Publicado no jornal Diário do Litoral
Em 17 05 2023





voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.