Compartilhe
Tamanho da fonte


ENTRE O AMOR E AS SINCERIDADES
Acadêmico: Gabriel Chalita
"Entre sorrisos gentis, a verdade é sempre bem-vinda"

Seu Tomás trabalha na portaria do prédio em que minha mulher e eu moramos.
Gosta ele das conversas e das verdades que diz, sem muitos filtros. É assim nos assuntos da política, do futebol, da religião e da vida das pessoas.

Foi na semana passada, em que ele gastou alguns segundos me olhando, enquanto eu aguardava o elevador, que ele incendiou minhas preocupações:
"Engordou, hein, doutor?!".

Antes da porta se abrir e antes que eu pudesse conferir no espelho a sua verdade, tentei explicar dizendo que havia operado o joelho que estava sem correr, que já havia voltado, que, enfim, tudo voltaria ao seu lugar.

Ele ouviu, meneando a cabeça, e lascou: "É, mas se não fechar a boca, não resolve".
Ri e disse nada. Entrei no elevador e fiquei medindo o que estava fora do lugar.

Vida dura a de médico. Pouco tempo para cuidados necessários. Vou voltar a correr, sim. E vou voltar a viver sem as gorduras que perturbam o seu Tomás.

No mesmo dia, recebemos um casal de amigos para jantar. Minha mulher gosta de fazer pizza. Temos um forno na varanda de casa. Soraia é uma amiga querida que, há muito, não nos visitava.
Seu marido é um diplomata da elegância. Pensa em cada palavra que vai dizer. Tem a humildade de ouvir antes de opinar.

Ajudava Verônica, minha esposa, a preparar as pizzas, enquanto ouvíamos Chico Buarque e falávamos amenidades.
Soraia parecia satisfeita com os pedaços que comia. Perguntava eu os sabores, e ela aceitava todos. Marguerita. Muçarela. Burratta.

Ríamos de lembranças do ontem, comentávamos a genialidade de Chico de compor tão único e tão diverso. Foi quando ela olhou para minha mulher e falou: "Agora, depois do sexto pedaço, posso confessar, não gosto de pizza". O marido, elegante, tossiu engasgado. Quis explicar: "Meu amor, - prosseguiu ela - fui sincera! Se eu soubesse que era pizza, nem teria vindo, é que gostei tanto que fui comendo".

Minha mulher ofereceu fazer outra coisa. Ela disse que não, que queria mais um pedaço de Marguerita. E depois comeu mais uns três ou quatro. E eu estou sendo tão sincero quanto ela e o Seu Tomás, sem exageros nem interpretações. E ainda perguntou se faríamos uma pizza doce para terminar.

O marido lembrou que eles haviam trazido uns chocolates para a sobremesa. Que era desnecessário. "Eu prefiro a pizza doce, se não for dar trabalho", disse, selando o seu dito com um beijo no marido que aquiesceu.

E assim foi feito.

Eles se despediram e antes de nos amarmos, Veronica e eu brincamos de revisitar o dia. Contei do Seu Tomás e disse que, no dia seguinte, sairia escondido, depois de tanta pizza. E agradecemos o privilégio de, em tempos tão maquiados, conviver com a sinceridade.

Entre sorrisos gentis, a verdade é sempre bem-vinda.

Ouvindo Chico que cantava: "E me beija com calma e fundo até minha alma se sentir beijada", eu beijava minha mulher que não tinha os mesmos incômodos do porteiro.

Penso eu.
Mas amanhã volto a correr.

Publicado no dia 31 de janeiro de 2021, no jornal O Dia (RJ).



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.