Compartilhe
Tamanho da fonte


ÓDIO
Acadêmico: Celso Lafer
O ódio é um sentimento que conduz à aniquilação dos valores. Promove a falta de conexão entre pessoas, isola e desliga, pulveriza e corrói o papel dos indivíduos, como destaca Ortega y Gasset.

O ódio é um sentimento que conduz à aniquilação dos valores. Promove a falta de conexão entre pessoas, isola e desliga, pulveriza e corrói o papel dos indivíduos, como destaca Ortega y Gasset. Tem um efeito que corrompe e avilta o espaço público.
O ódio tornou-se parte do contorno da vida política brasileira. Virou um ingrediente da nossa circunstância. Esteve presente na dicotomia da eleição de 2018. Alimenta a lógica do confronto da Presidência Bolsonaro. Esta se vê continuamente abastecida por “fake news” e pelas limitadas mas estridentes manifestações facciosas de movimentos de ódio, denegadores das instituições democráticas e propugnadoras de uma “ascensão aos extremos”. O radicalismo destas posturas, que usufruem da acolhedora benevolência do Presidente, impactam a atmosfera política. Comprometem o espaço de um centro agregador da sociedade brasileira.
O ódio não reflete. Agita. Na esfera pública movimenta a obscuridade dos ressentimentos privados em relação ao sistema político. Instrumentaliza na sua dinâmica o sentimento voltado para identificar não adversários, mas múltiplos inimigos. Com estes, para estas facções, cabe travar uma guerra pública, política e cultural. É uma mensagem de combate que está em impregnadora sintonia com a mentalidade do setor ideológico do governo.
O ódio, público ou privado, se contrapõe à prescrição bíblica. Diz o Levítico (19,17): “Não terás no coração ódio pelo teu irmão”. A reflexão talmúdica sobre esta prescrição ensina que o ódio no coração ao semelhante coloca o ser humano fora do mundo (Tratado Aboth, II-16), ou seja, para falar com Hannah Arendt, impede a pluralidade do estar no mundo com outros seres humanos. Neste mundo o Senhor abomina “o que semeia a discórdia entre irmãos” (Provérbios 6,20).
A discórdia na esfera pública é o que impele o espírito de facção, denega os direitos dos outros membros da cidadania e os interesses gerais da comunidade (Hamilton Federalista nº 10). O facciosismo da lógica do confronto presidencial vem comprometendo, entre muitas matérias, a pauta do federalismo cooperativo, - inclusive na situação limite da Covid-19.
Monteiro Lobato fez o Visconde de Sabugosa dizer: “O ódio é assim: não respeita coisa nenhuma” e Machado de Assis adverte: “Haverá pior coisa do que mesclar o ódio às opiniões?” É esta mescla que vem envenenando o sistema político brasileiro e a vis directiva dos valores democráticos consagrados na Constituição de 1988.
A diversidade de opiniões é inerente à pluralidade da condição humana. A democracia a protege por meio das suas instituições, entre elas a divisão dos poderes que permite ao Congresso e ao STF seguindo a Constituição contraporem-se aos excessos monocráticos da caneta presidencial. Também é a aceitação de que a verdade não é uma, e sim múltipla, que enseja a tutela, no nosso ordenamento jurídico, da liberdade religiosa, de pensamento, de opinião e de sua veiculação e manifestação. Elas são regras do jogo voltadas para assegurar numa democracia o modus vivendi da convivência coletiva.
É precisamente a negatividade da mescla do ódio nas opiniões que impacta a convivência democrática.
As palavras e as mensagens de ódio e suas consequências são um risco para o tecido democrático. Na perspectiva da Constituição, coloca em questão um dos objetivos fundamentais da república brasileira, que é o de “promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação (C.F. art.3, IV). Este objetivo é um bem público. Estipula um rumo, um sentido de direção para a sociedade brasileira. Almeja incluir e não excluir.
As manifestações dos ódios públicos e a veiculação das “fake news” desqualificam a dignidade dos seus destinatários. São um assalto ao bem público da inclusividade de todos os membros da cidadania brasileira. Comprometem a responsabilidade, que cabe ao Poder numa democracia, de proteger a atmosfera de mútuo respeito.
A democracia requer confiança, ensina Bobbio. A confiança recíproca entre os cidadãos e a confiança dos cidadãos nas instituições, o que exige a transparência do poder. A transparência demanda o rigor da informação. Um rigor muitas vezes posto em questão pela atual governança do país, mas que vem sendo contido pela liberdade exercida pelos meios de comunicação não impregnados pelo obscuro facciocismo das “fake news” e dos “gabinetes do ódio”.
Várias manifestações, reunindo um amplo espectro de pessoas de distintas trajetórias e orientações políticas, foram recentemente divulgadas. Exprimem um sentimento majoritário de preocupação com as consequências para o país dos problemas e suas circunstâncias aqui apontadas. São ações afirmativas da sociedade civil em prol da democracia e da recuperação da confiança que nela, sem facciocismos excludentes, deve prevalecer.

Publicado dia 21 de junho no jornal O Estado de S. Paulo.




voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.