Compartilhe
Tamanho da fonte


INÍCIO DO TEMPO QUARESMAL
Acadêmico: Dom Fernando Antônio Figueiredo
Lc 4,1-11 As tentações de Jesus

Por uma opção livre e pessoal, Jesus vai ao deserto, onde permanece por 40 dias. Humanamente, coloca-se numa situação muito difícil de sobrevivência, sem comer, com o risco de desidratar-se... Ele quer solidão, espaço de recolhimento, de oração, silêncio para dialogar com o Pai, e, entre outras coisas, entender melhor a voz e a miséria do coração daqueles aos quais Ele iria anunciar o Reino de Deus.

No pleno domínio de si mesmo, sem titubear, Ele rejeita as ilusões e pretensões de um futuro prazeroso e tranquilo. Ele ora, medita, e quer que todos, serenos em seus corações, vivam em paz.

À oferta do Tentador, sem se desviar da sua missão, Ele responde: “Nem só de pão vive o homem, mas da Palavra que sai da boca de Deus”. O silêncio o envolve... A voz do Pai... voz de amor.. amor que tudo preenche, amor que assinala, ao Filho dileto, a sua missão redentora.

Irredutível em seu propósito, nada O abala. O Tentador não desiste. Multiplicam-se as provocações: do alto da montanha, ele promete dar-lhe riquezas, poderio político, os reinos do mundo, um mar de sugestões, que fascinam, que enfeitiçam. Armadilhas, que Ele evita... E, sereno, não guiado por impulsos, destrói, com a sublime oferta do pão atemporal, sua própria vida, oferecida pela salvação de toda a humanidade.

As palavras do Tentador tornam-se proposições absurdas, desbaratadas, que nada significam; tentativas inócuas para afastá-lo do cumprimento da missão, que lhe fora dada pelo Pai. Não mais do que meras sugestões, atrações...

Vencido e confuso, o Tentador percebe o sussurrar de uma voz: “Ele é Aquele que saciará a fome espiritual dos que partilham seu pão com os famintos e pobres do mundo; e, no tempo oportuno, entregará sua vida nas mãos do Pai, que O ressuscitará no terceiro dia”.

Do outro lado da montanha, não muito distante, um hino triunfal já se eleva. Soam as bem-aventuranças, fonte de perdão e de misericórdia para todos os de coração humilde e simples.



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.