Compartilhe
Tamanho da fonte


TENHO NOJO DE POLÍTICA!
Acadêmico: José Renato Nalini
"O segredo é fazer o candidato chegar lá: vencer a eleição. Pode encontrar apoio da mídia ou se defrontar com fake News. Excita os participantes e faz com que eles enxerguem a arena política de outra forma."

Eu também, você poderia dizer. Mas isso nos livra dos políticos profissionais? Se você não gosta, há quem goste. E agirá em seu nome.

Por isso, é melhor você se interessar. Até para banir desse espaço de manobras aqueles que não merecem o seu voto e, menos ainda, sua confiança.
Para treinar a juventude hostil à política partidária, uma jovem de 24 anos criou jogos divertidos que atraem pelo aspecto lúdico, mas que são proposta muito mais séria.

Júlia Carvalho inventou a “Fast Food da Política” e bolou algumas brincadeiras. Vejam só a originalidade de alguns jogos:
Batalha eleitoral. É um tabuleiro dividido nas fases da pré-campanha, convenção, campanha e apuração. Dados, fichas e cartas são necessários para esse jogo.

O segredo é fazer o candidato chegar lá: vencer a eleição. Pode encontrar apoio da mídia ou se defrontar com fake News. Excita os participantes e faz com que eles enxerguem a arena política de outra forma.

Direitos e silêncios. Diante de uma relação com alguns direitos femininos, ganhará o jogo quem conseguir dispô-los na ordem de edição das leis que os consagram.

As datas estão no verso das cartas. Só para estimular: sabe quando as mulheres obtiveram o direito de votar no Brasil? Em 1932, mesmo ano da Revolução Constitucionalista de São Paulo.
E quando deixaram de ser obrigadas a adotar o patronímico do marido? 1977.

E quando é que a virgindade ultrajada deixou de ser causa de nulidade do casamento? Só com o advento do Código Civil de 2002, o Código Reale.

Três esferas. Treina o jogador a saber a qual entidade da Federação incumbe determinado serviço ou prestação. Tente acertar: metrô é responsabilidade de quem? E creche municipal? E segurança pública?
Júlia diz que ensinar política deve seguir um lema: aprender sobre as regras do sistema político na velocidade em que se consome um hambúrguer.
Essa é uma forma inteligente e divertida de fazer o jovem, principalmente o jovem, sempre o jovem, se interessar pela vida pública.

Sem isso, não se chegará à Democracia Participativa, promessa do constituinte de 1988 ainda descumprida e ainda muito longe de vir a sê-lo.

JOSÉ RENATO NALINI é reitor da Uniregistral, docente universitário, palestrante e autor de “Ética Geral e Profissional”, 13ª ed. RT-Thomson


Publicado no dia 20 de dezembro, no Jornal de Jundiaí.





voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.