Compartilhe
Tamanho da fonte


IRADO NO PRESENTE
Acadêmico: José Renato Nalini
"Quem já ultrapassou dois terços de sua efêmera existência terrena tem condições de se surpreender com aquilo que a ciência e a tecnologia já disponibilizaram para a humanidade e de avaliar o que está sendo reservado para os que estão nascendo agora."

Quem já ultrapassou dois terços de sua efêmera existência terrena tem condições de se surpreender com aquilo que a ciência e a tecnologia já disponibilizaram para a humanidade e de avaliar o que está sendo reservado para os que estão nascendo agora.

Sem lamentar o que não se verá, mas sentindo-se privilegiado por poder constatar o que já existe, é impossível deixar de reconhecer que o futuro está disponível. O mundo é outro, queiram ou não os renitentes a aceita-lo.

Seria ótimo se a criatura humana se compenetrasse de que está aberta a oportunidade para reinventar o convívio. Os trabalhos de alto risco podem ser realizados por robôs. O robô inteligente Sakura 2, desenvolvido pela Mitsubishi Heavy Industries, pode operar de forma autônoma e pelo tempo que for necessário, graças ao autocarregamento. Explora minas, conserta plataformas marítimas e manutenções de alto risco. Não explode nem oferece ameaça de explosão no meio ambiente.

O Japão oferece aos japoneses uma fórmula de se pagar menos pelos planos de saúde. Basta usar um traje especial concebido por encomenda da Tokio Marine Holding. Ele inclui sensores que informam por um aplicativo se o usuário faz exercícios físicos. Não é preciso correr. Basta caminhar com disciplina e frequência. Tais informações, enviadas à companhia de seguros, permite avaliação da dedicação do cliente à própria saúde e gera abatimento no custo do plano.
Os telões Diamond Vision, já instalados em alguns dos maiores e melhores estádios esportivos do planeta, é um monumental sistema de exibição em cores ao ar livre. Está em uso desde 1980 em Los Angeles e outras duas mil unidades funcionam, fornecendo algo que supera as cores reais. A maior delas está no hipódromo Meydan, em Dubai, nos Emirados Árabes.

O Kuwait conseguiu ampliar pela quarta vez o seu shopping center The Avenues, agora com mais de 800 lojas. Ergueu um átrio de magazines de alto luxo chamado Prestige. Instalou 69 elevadores, que transportam até 27 passageiros e 54 escadas rolantes. Duas delas em espiral, tecnologia exclusiva, erguidas lado a lado, acrescentando elegância e imponência arquitetônica a esse espaço de consumo.

Muita coisa mais já existe e, nos países onde a pesquisa é levada a sério, não há limite para a inventividade humana. Uma pena que outros países ainda estejam no medievo, às vezes até regredindo, cuidando de se apropriar dos escassos recursos obtidos mediante imposição de pesadíssima carga tributária, espoliando os pobres que têm serviços de quinto mundo e destruindo rapidamente o patrimônio natural que serviria de atrativo para os ricos do planeta, quando se cansarem do luxo tecnológico de que já usufruem.

*é Reitor da Uniregistral, jornalista e escritor, docente universitário. Faz palestras e conferências.




voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.