Compartilhe
Tamanho da fonte


APOTEOSE DOS ABSURDOS
Acadêmico: José Renato Nalini
"Quem hoje se disporia a repetir a lição de humildade e compreensão do ponto de vista alheio, propondo-se a garantir, até à morte, o direito à contrariedade?"

Há momentos em que se tem dúvida fundada a respeito da racionalidade humana. Quando se assiste à inacreditável utilização de gás mortífero para ceifar vidas inocentes, ou a crueldade gratuita exercida contra um ser desarmado, por um bando histérico tomado de ira.
A humanidade está a naufragar? Triste é verificar que a inércia anestesia boa parte da lucidez. “Isto não é comigo!”. Perde-se a capacidade de se apiedar do semelhante, elimina-se a compaixão, prevalece o isolamento egoísta no medíocre quintal dos mesquinhos interesses.
Tem-se a impressão de acelerado retrocesso. A sanha irada sufoca as reações que poderiam partir da ponderação. Não existe espaço para o diálogo, para o respeito em relação ao outro. Pobre Voltaire!
Em lugar da cidadania proativa, protagonista, regente de sua própria existência e fiscal atenta do Estado, artifício criado para facilitar o convívio, mantém-se a orientação de produzir uma legião de súditos. Sequiosos dos favores e benesses do Governo, sempre justificados mediante invocação da infinita cornucópia dos direitos. Todos direitos fundamentais. “É meu direito!”.
O brasileiro faltou à aula dos deveres. Negligência as responsabilidades e as obrigações. Prefere esperar que tudo “caia do céu” e supra necessidades, carências, deficiências, desejos, aspirações, pretensões, idiossincrasias e utopias.
Só que ninguém esperava uma crise tão drástica. Os rombos continuam cada vez mais profundos. Dentre as empresas estatais, conta-se nos dedos de uma só mão as que mereceriam subsistir. O mais é excesso pretensioso de quem acredita que sem sacrifício, es-forço, trabalho e dedicação, sobrevenha qual milagre a produtividade, a eficiência e o progresso.
Nada como um período de trevas para a busca urgente de uma luz. Por mínima que seja. O que eu posso fazer pelo Brasil? Ele pouco poderá fazer por mim neste momento nefasto. Que a sensatez ressurja e se ponha freio na apoteose de absurdos que assombra o País.




voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.