Compartilhe
Tamanho da fonte


É MELHOR ESQUECER
Acadêmico: José Renato Nalini
"É saudável cultivar a memória. Até a memória do medo, que é o que nos mantém vivos. O medo nos faz atentos e vigilantes."

A memória é um dos patrimônios intangíveis mais valiosos que todos temos e que não pode ser comprada. Menciono sempre e de memória um texto de Cecília Meireles: “Os jardins da memória só a mim pertencem! Percorro-os quando quiser…”.
Há coisas que nos dão prazer de lembrar. Outras, preferíamos esquecer. Mas a perda da memória é patologia. Não é algo que se possa manipular. O que se pode fazer é evitar que uma memória se exprima. Aquilo que nos incomoda pode ser afastado, assim que prenuncie ressurgimento. Para o neurocientista Ivan Izquierdo, “a falta de uso de uma determinada memória implica em desuso daquela sinapse, que aos poucos se atrofia”.
No mais, inexiste estratégia para selecionar lembranças e em seguida eliminá-las. Até porque a mesma informação é salva por diversas vezes pelo mecanismo da plasticidade. Daí lembranças amargas vez o outra nos amargurarem novamente.
É saudável cultivar a memória. Até a memória do medo, que é o que nos mantém vivos. O medo nos faz atentos e vigilantes. Se ele for tão grande que nos paralisa, “antes parado do que morto. O cérebro atua para nos preservar, essa a prioridade”, ainda citando Ivan Izquierdo.
A vida é contínuo aprendizado. A cada dia aprendemos algo novo. E se nada aprendemos num determinado dia, esse é um dia perdido. Podemos trei¬nar a memória para que ela retenha o que é agradável e encontre fugas para o que nos molesta. Um exercício racional de olvidar aquilo que nos machuca.
A sabedoria antiga descobriu a fórmula ideal. Guardar o que nos enleva, cultivar a gratidão para que a recordação do bem que nos foi feito enfatize a empa¬tia com o ser generoso. Tentar esquecer as maldades, as traições, a maledicência, o acinte, o deboche, a insensibilidade e a ingratidão. Sintomas da miserabili-dade da matéria humana, infelizmente tão frequentes.
Passar pela existência terrena sem traumas não é para os humanos. Estes são imprevisíveis e incontrolá¬veis. Quem se apega aos momentos infelizes prolonga a infelicidade. Assim como a inveja, veneno que alguém toma com a esperança de que o outro venha a morrer.
Nada obstante, quem está a perder a memória daria tudo para se lembrar até dos momentos terríveis. Eles fazem parte de sua história.





voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.