Compartilhe
Tamanho da fonte


SAUDÁVEL INICIAÇÃO POLÍTICA
Acadêmico: José Renato Nalini
"Os Grêmios Estudantis constituem a alternativa mais eficiente de treinar a infância e a juventude para um convívio social saudável."

Os Grêmios Estudantis constituem a alternativa mais eficiente de treinar a infância e a juventude para um convívio social saudável. As eleições propiciam a elaboração de metas e objetivos, o exercício da persuasão, a oportunidade de ouvir sugestões e de obter consensos.

Meu testemunho é modesto, mas pode sugerir alguma coisa. No Ginásio Divino Salvador, fui presidente do GEDIS, Grêmio Estudantil Divino Salvador e aprendi muito no trabalho comunitário, na cooperação, na obtenção de atenção por parte dos adultos.

Quando universitário, presidi a AUJ - Associação do Universitário Jundiaiense e foi outro belo aprendizado. Disputei eleições no Diretório Acadêmico XVI de Abril, na PUC-Campinas e perdi, mas ganhei novamente em experiência.
Fui eleito membro da Apamagis - Associação Paulista de Magistrados em disputada eleição.

Fui o mais votado para o Conselho.

Por isso é que sou adepto dessa iniciação adequada. Agora, na Secretaria Estadual da Educação, estimulo todas as escolas a que levem a sério o ritual da eleição e deem voz ativa a seus Grêmios Estudantis. Tenho comparecido às posses e aos eventos que eles realizam. E fico feliz quando tenho a notícia de que o Grêmio “Força Jovem”, da Escola Estadual Rubens de Oliveira Camargo, de Rubinéia, ganhou o primeiro lugar no Prêmio “Construindo a Nação” 2016, ora em sua 16ª edição. Esse prêmio é iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil e destinado às agremiações estudantis que desenvolvem práticas de cidadania que beneficiem suas comunidades. Este ano houve a participação de 524 Grêmios Estudantis de 22 Estados brasileiros e São Paulo se destacou pelo volume de inscrições e pela qualidade de projetos.

Esse é o treino mais adequado e mais saudável para o exercício da cidadania. Fazer algo tangível, benéfico e construtivo. Essa é a mocidade que liderará o Brasil nos próximos anos. Nossa obrigação é incentivá-la e mostrar que o País precisa de gente séria, que estude e que trabalhe. Ainda não há outra fórmula de atingir o que se espera senão mediante esforço, iniciativa, sacrifício, responsabilidade e entusiasmo.

Parabéns gremistas atuantes e patriotas! O Brasil se orgulha de vocês!



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.