Compartilhe
Tamanho da fonte


TEM DE DAR CERTO
Acadêmico: José Renato Nalini
"Ninguém está excluído de uma urgência: converter o Brasil numa nação educada."

Ninguém terá saudades de 2016. Será mesmo? Ou, daqui a um ano, estaremos a invocar estes doze meses que acabamos de encerrar, porque 2017 será ainda pior?
Ela requer protagonismo. O indivíduo precisa amadurecer e crescer. Deixar de ser a criança mimada que depende de tudo e para tudo de um “Estado-Babá” e ser o gerente de sua própria vida. Claro que muita gente não tem discernimento e precisa de uma tutela. Mas há uma legião daqueles que podem servir, num primeiro momento, de “monitores da cidadania”. Ensinar a assumir responsabilidades. A se esforçar. A aprender a conviver.
Já deu para sentir que o Estado não dá conta de suas funções. Assumiu tantas atribuições que se viu engolido pela dura e cruel realidade: o PIB não autoriza a concessão de tantos direitos. A “República dos direitos” terá de se ajustar e de viver com aquilo que vier a produzir
Todos podem melhorar a situação, desde que também se proponham uma fase de sacrifício. Trabalhar mais, gastar menos. Poupar recursos naturais. Plantar árvores.
Não desperdiçar água. Economizar! Só podemos ser perdulários é no investimento em esperança. Aquela virtude que não significa permanecer inerte, mas atuar, agir, se movimentar, tendo um rumo certo. O do desenvolvimento sustentável.
Não há quem não possa fazer a diferença. Penso, por exemplo, nos adultos que têm condições de auxiliar uma criança no seu letramento, na desenvoltura que ela precisa adquirir para ler, para escrever e para se exprimir.
É assim que os povos civilizados fazem. Eles sabem que educação é missão coletiva. Ninguém está excluído de uma urgência: converter o Brasil numa nação educada.
Educação humanística, sensível, apta a tornar o convívio algo mais prazeroso e menos ressentido do que hoje. É disso que o Brasil está a necessitar neste incerto 2017. A Pátria nos chama a um verdadeiro heroísmo. Tem de dar certo. Se quisermos, dará. Bom 2017 a todos!
Fonte: Jornal de Jundiaí | Data: 01/01/2017




voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.