cadeira nº 20
HERNÂNI DONATO

Patrono: José Ezequiel Freire de Lima
Aniversário: 12/10/1922
Data de posse: 24/5/1972

Nasceu em Botucatu em 12 de outubro de 1922 onde fez os primeiros estudos. Em São Paulo freqüentou a Escola de Sociologia e Política e um curso de Dramaturgia. Disseram de suas obras: "Chão Bruto" e "Os Sertões", "Populações Meridionais do Brasil", são, por certo, marcos miliários da sociologia brasileira", (Pedro Vergara, procurador geral da República) "Chão Bruto" parece-me ser a maior criação novelística que a inteligência de São Paulo deu até agora ao Brasil. Hernâni, na graça artística do seu estilo, mas sobretudo na transcendência social dos episódios mostra como se pode fazer realmente uma obra de arte. Que alegria em poder saudar em H.D., um dos maiores romancistas que possui hoje o Brasil", (Menotti del Picchia). "Chão Bruto" dá lições de lucidez estética. Latejante de vida super sensível, o estilo de Hernâni tem virtudes entre as quais a gama vocabular, o traumatismo sintático, o encantamento fônico", (Carlos Burlamaqui Kopke). "O Rio do Tempo", uma das mais atentas e autênticas páginas já escritas na pátria de Machado de Assis." (Adair José). "Filhos do Destino" é o mais importante romance regional paulista dos últimos tempos... É um dos melhores romances brasileiros de 1951." (Revista "O Cruzeiro"). "Selva Trágica", documento eloqüente, de notáveis revelações, de alto poder comunicativo, obra de grande valor estilístico. Em suma, um dos mais altos momentos da novelística de conteúdo social no Brasil." (Fábio Lucas). "...Se Hernâni tem alguma coisa de José de Alencar (em particular, o José de Alencar indianista), não deixa de ser quanto à sua força romanesca, ao talento no movimentar as massas unanimistas, qualquer coisa como um Zola sem a obsessão do "naturalismo". (Wilson Martins). "Foi com a garganta apertada de emoção que eu cheguei às últimas páginas de "Selva Trágica". Há muito tempo eu não recebia através da Literatura um impacto emocional tão profundo. Quantas belezas nesse livro!" (Artur Neves, Revista Anhembi). "Selva Trágica" é dominado por uma estrutura orquestral sinfônica... Hernâni sabe misturar ternura e violência, ódio e paixão, sexo e pureza... e se juntar a isso o grande poder de efabulação que ele tem, é fácil imaginar o esplêndido livro com que enriqueceu a sua série de romances". (Fernando Góes, Correio Paulistano) "Nunca como em "Filhos do Destino" se contou de modo mais comovente o cântico desse escravos livres e desconhecidos como neste romance que há muito deveria ter sido escrito" (Deutsches Wochenblatt). "Verdadeiro épico da terra bandeirante... estilo original e sedutor, em forma de lineamentos modernos e sólida estruturação é obra de extraordinária simpatia, de subterrânea eloqüência, de sincera compreensão" (Edmundo Lyz, Revista da Semana, RJ).

OBRAS
Romances: Filhos do Destino, Chão Bruto, Selva Trágica, Núpcias com a morte (folhetim "Última Hora" SP), O Rio do Tempo (o romance do Aleijadinho), O caçador de esmeraldas. (Romances transformados em filmes para cinema: Chão Bruto (duas vezes), Selva Trágica, O Caçador de Esmeraldas).

Contos: O Livro das tradições, Contos muito humanos (2ª edição), Babel (2ª edição, Prêmio da Academia Brasileira de Letras), Vamos ler Hernâni Donato (edição do I.N.L., pelos sessenta anos do autor).

Infantis : Histórias da Floresta, Novas aventuras de Pedro Malasartes (18ª edição), Histórias dos meninos índios (6ª edição), Apuros do macaco Pium (4ª edição), Façanhas do João Sabido (4ª edição), Proezas e vitórias do menino Caná,

Juvenis: A palavra escrita e sua história, A maravilhosa história do presépio de Natal, A maravilhosa história dos presentes de Natal, A história do calendário, A longa história dos transportes.

Biografias: José de Alencar, Vicente de Carvalho, Casimiro de Abreu, Raposo Tavares, Vital Brasil, Schliemann, o descobridor de Tróia, Galileu Galilei, Dante Maccari. História: Achegas para a História de Botucatu, A revolução de 1932, Dicionário das Batalhas Brasileiras, 100 anos da Melhoramentos, Breve História do Brasil, Colégio Porto Seguro - Ponte entre duas culturas, Os índios do Brasil, Sumé e Peabiru - dois mistérios do século do Descobrimento, O cotidiano brasileiro do século XVI, O cotidiano brasileiro do século XVII, O cotidiano brasileiro do século XVIII, O cotidiano brasileiro do século XIX, Breve História da Revolução de 32.

TEXTOS EM OUTRAS LÍNGUAS: espanhola, guarani, italiana, japonesa, polonesa, tcheca, romena.

PRÊMIOS principais: “Afonso Arinos 1977", Academia Brasileira de Letras para Babel, Prêmio Joaquim Nabuco 1988, Academia Brasileira de Letras para o Dicionário das Batalhas Brasileiras, Saci, do jornal "O Estado de São Paulo" para o co-roteiro para o filme “Chão Bruto”, Prêmio Governador do Estado pela mesma justificativa, Prêmio Câmara Municipal de São Paulo 1955, pelos diálogos do filme "Se a cidade contasse", prêmio Prefeitura Municipal de São Paulo para o co-roteiro do filme documentário “A batalha do alumínio”, prêmio Clio 1983 da Academia Paulistana da História para o Dicionário das Batalhas Brasileiras, prêmio "Fenando Chinaglia - UBE 1979, Personalidade do Ano Internacional da Criança, Prêmio Penn Center de São Paulo pelo "Dicionário das Batalhas Brasileiras", livro que em 1987 recebeu também o Prêmio Especial da Associação Paulista de Críticos de Arte, Prêmio Clio, 1983, Categoria História Política para o livro "A Revolução de 1932", Láurea Personalidade do Ano em Literatura 1996 do Ateneu Rotário de São Paulo.

Ocupou os seguintes cargos na diretoria da APL - Secretário Geral e Diretor da Comissão de Publicações.

Falecimento: 22 de novembro de 2012.





voltar



 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.