Compartilhe
Tamanho da fonte



20/3/2024
PODCAST NO RITMO DA VIDA #32 BOAS NOTÍCIAS SOBRE CÂNCER DE MAMA
Antonio Penteado Mendonça conversa com Alfredo Barros, professor, cirurgião e um dos maiores especialistas em câncer de mama no País.

Câncer de mama tem altíssimo índice de cura - conseguida, também, com terapias complementares - e já não demanda mastectomia total. Estas e outras boas notícias foram compartilhadas pelo doutor Alfredo Barros, professor, cirurgião e um dos maiores especialistas em câncer de mama no País, com Antônio Penteado Mendonça, neste episódio do podcast.

"Já vai longe o tempo que todo câncer merecia retirada completa da mama, quimioterapias agressivas e tóxicas e maus resultados de cura", diz o convidado. A prática mais constante é a mastectomia parcial, para a qual há parâmetros definidos sobre a área do órgão a ser retirada.

Com relação aos percentuais de cura, Alfredo Barros informa 99 para tumores incito (que não invadiram embaixo do ducto); com menores chances de metástase. E 97 para tumores pequenos e linfonodos livres de axila. Os valores vão diminuindo conforme o tamanho e comprometimento dos linfonodos. Os tratamentos podem ser complementados com radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, terapia-alvo e imunoterapia.

Para alcançar os melhores resultados, o médico indica o "roteiro" de cuidados: mamografias em pessoas "de risco" (com casos esporádicos de câncer) a partir de 30 anos, e a partir de 40 na população em geral; boa alimentação e autoexame.

Acesse o link:

https://www.estadao.com.br/eldorado/podcasts/no-ritmo-da-vida/




voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.