Compartilhe
Tamanho da fonte



21/7/2023
LANÇAMENTO DO SELO ESPECIAL LYGIA FAGUNDES TELLES
Na noite de ontem, 20 de julho de 2023, foi lançado o Selo Especial em homenagem a Lygia Fagundes Telles, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Na noite de ontem, 20 de julho de 2023, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em parceria com a Academia Paulista de Letras lançou o Selo Especial em homenagem a Lygia Fagundes Telles.

Autora de livros como As Meninas e Ciranda de Pedras, entre tantos outros, foi uma das maiores escritoras brasileiras.Nasceu em São Paulo, em 19 de abril de 1923, mas passou a infância em pequenas cidades do interior do estado. Ela faleceu em abril de 2022.

Foi a quarta ocupante da Cadeira n° 28 da Academia Paulista de Letras, empossada em 29 de abril de 1982. Foi também acadÊmica da Academia Brasileira de Letras, tendo ocupado a Cadeira n. 16.

A mesa de honra foi composta pelo presidente da APL,Antonio Penteado Mendonça, pelo secretário-geral, José Renato Nalini, pelo acadêmico Dom Fernando Antonio Figueiredo, pelo administrador do Centro Cultural Correios São Paulo, António Carlos Pereira Alves Junior, e pela neta da escritora Lygia Fagundes Telles, Lúcia Telles, representando a família da homenageada.

Emocionada, Lúcia Telles agradeceu a importante homenagem à sua avó e destacou que ela adorava cartas, os selos e as mensagens que eles trazem.

A cerimonia realizada na sede da APL,contou com a presença de amigos e convidados, e foi prestigiada pelos acadêmicos Raul Cutait, João Lara Mesquita, Djamila Ribeiro, Synesio Sampaio Goes Filho, Tom Zé, Mafra Carbonieri, Paulo Nathanael e Marcio Scavone.


Sobre o selo:
Para a arte do selo foi utilizado o portrait da homenageada em primeiro plano na cor azul e ao lado esquerdo abaixo da composição, duas jovens que retratam o conto "Antes do Baile Verde", de sua autoria. Lantejoulas em tamanho aumentado dão elasticidade à cena, onde também a cor verde enfatiza o nome do conto, onde as jovens se arrumam para irem a um baile de carnaval, cuja fantasia é verde, daí o nome. Enquanto costuram lantejoulas ao traje, travam dilema entre morte e prazer. O selo é todo elaborado na técnica de talho-do-doce.

O selo, feito por Cecilia Langer, estará a venda nas agências dos Correios e também pelo site depois do lançamento, por R$ 2,45. A tiragem é de 96 mil selos.

















voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.