Compartilhe
Tamanho da fonte



3/6/2023
ARTIGO "O DESVARIO POPULAR", DE JOSÉ RENATO NALINI, PUBLICADO NO JORNAL FOLHA DO ABC
Existem desvarios contemporâneos? Sim. Em todos os espaços. É só prestar atenção.

O desvario popular

A paixão popular jamais conheceu lógica. Em todos os tempos e em todas as partes, o desvario popular é sempre, ... um desvario. Existem desvarios contemporâneos? Sim. Em todos os espaços. É só prestar atenção.

Quando estudamos o crime multitudinário, sabemos que o grupo inebriado pela febre da insanidade, é capaz de condutas que os indivíduos – isoladamente – não adotariam. Apoiar-se em companhias artificiais, hoje virtuais, sugere ao humano ser invencível. Isso o leva a perpetrar desatinos, sem atentar para as consequências.

Imagine-se, agora, o estímulo intensificado pela Inteligência Artificial. Ela consegue penetrar no íntimo das consciências, pois a cada clique em qualquer bugiganga eletrônica – celulares, smartphones, Iphones, tablets, notebooks, computadores pessoais, etc. etc., - o usuário vai deixando rastros de suas preferências. O DNA do dependente da comunicação digital está nesses instrumentos que vão fortalecendo tendências e intensificando sentimentos. Predominantemente os odiosos.

Muitos episódios isolados já ocorreram e evidenciam o quão perigosa é a turba irada. Ela não reflete. Não raciocina. Não pondera. Vai para o ataque e ninguém consegue freá-la. É assim que, sem qualquer dúvida e comedimento, lincha-se alguém. Sintoma de que as atuais gerações têm dificuldade em discernir, é a pronta resposta a qualquer indagação: “Com certeza!”.

Ora, certeza é um estágio a que se chega após serena reflexão. A dúvida como hiato para se chegar ao convencimento é algo saudável. O que impressiona em nossos dias, é a pressa com que se atinge o absoluto, em questões ainda candentes, suscetíveis de sedimentação.

Quando é que se voltará ao estágio de lenta evolução do pensamento, da análise ponderada dos argumentos, do cotejo desarmado de prós e contras, para só então se adotar uma posição?

O ritmo febricitante da sociedade atual, com aceleração crescente de hábitos automatizados, sem a meditação que serviria para clarear a mente, não permite cultivar esperança de que nos tornemos uma sociedade sensata.

E pensar que as eleições se decidem no impulso, a partir de imagens produzidas pela arte da publicidade, à luz de sensações tão distantes do bom senso! A sensatez já foi sepultada e esquecida, principalmente nas instâncias em que deveria preponderar. Humanidade desmiolada e triste!



Publicado no jornal Folha do ABC
Em 02 06 2023
Link: http://www.folhadoabc.com.br/index.php/jose-renato-nalini/item/26633-o-desvario-popular



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.