Compartilhe
Tamanho da fonte



1/6/2023
A ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS É NOTÍCIA NO JORNAL SEMANÁRIO DA ZONA NORTE
A convite do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, aconteceu um almoço com os acadêmicos da Academia Paulista de Letras, no último dia 24 de maio de 2023.

O prefeito Ricardo Nunes recebeu para almoço grupo expressivo da Academia Paulista de Letras, oportunidade em que o acadêmico Antonio Penteado Mendonça, presidente da Instituição, solicitou a atenção do chefe do Executivo paulistano para o Largo do Arouche, onde está situada a Academia.

O professor José Goldemberg sugeriu ao Prefeito que pensasse na criação de uma Faculdade Municipal, para reavivar o Centro paulistano.

O Prefeito fez uma síntese de seu trabalho em prol da comunidade e demonstrou seu orgulho por São Paulo possuir 48 de áreas verdes, o que a dinstingue entre todas as grandes capitais do planeta.

Também usaram da palavra os acadêmicos José Pastore, Rubens Barbosa, Gabriel Chalita e, em nome de todos os demais, encerrou o encontro o ex-presidente Michel Temer.

A Academia Paulista de Letras é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo a difusão da literatura brasileira. Em seu convívio, surgem ideias para dissseminar a cultura, principalmente entre crianças e jovens. Foi fundada em 27 de novembro de 1909 por Joaquim José de Carvalho, que foi o seu secretário-geral e primeiro titular da Cadeira n. 04.

A Instituição conta com 40 membros, entre eles Ignácio de Loyola Brandão, escolhidos de maneira heterogênea, prezando as ideias das três espécies que devem integrar uma academia propostas por Machado de Assis: para ele, uma academia composta por literatos, personalidades (que conferem visibilidade à instituição) e jovens, que trazem alegria. Além disso, no mínimo, vinte e cinco desses membros devem residir obrigatoriamente em São Paulo (cidade).

O Papa Bento XVI foi nomeado mais um membro da Academia ("Honoris Causa") durante sua visita a São Paulo em maio de 2007. Título entregue pelos acadêmicos Ives Gandra da Silva Martins e Ântonio Ermírio de Moraes, junto com outros.

A sede da Academia foi fundada no ano de 1955 e se encontra no Largo do Arouche, no bairro da República, região central da cidade de São Paulo. Ela utiliza como símbolo a "rosa de cinco pétalas".

O primeiro presidente da Academia Paulista de Letras foi Brasílio Augusto Machado de Oliveira, no ano de 1909. Entre os presidentes mais notáveis, a APL teve José de Alcântara Machado (nos anos de 1929 e 1941) e Ives Gandra da Silva Martins (entre os anos de 2005 e 2006). Posteriormente, foi eleito Gabriel Chalita, cujo primeiro mandato iniciou em 2015 e terminou em 2016. Ao final de seu mandato em dezembro de 2016, Gabriel Chalita foi reeleito presidente da Academia Paulista de Letras e agradeceu a confiança dos colegas acadêmicos por tê-lo elegido a mais um mandato. José Renato Nalini (entre os anos de 2021 e 2022). O presidente atual é o acadêmico Antonio Penteado Mendonça.



Publicado no jornal Semanário da Zona Norte
Em 02 06 2023



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.