Compartilhe
Tamanho da fonte



9/3/2023
HOMENAGEM DA BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
O romance "As meninas", de Lygia Fagundes Telles foi uma das recomendações de leitura. Uma homenagem da Biblioteca Mário de Andrade ao Dia Internacional da Mulher.

Faxineiras, produtoras culturais, bombeiras, bibliotecárias, seguranças, gestoras: a Mário é construída diariamente por muitas mulheres.

Hoje, como uma forma de celebrar o Dia Internacional das Mulheres, as servidoras da Mário foram convidadas a indicar livros de autoria feminina disponíveis no acervo da Biblioteca.

Madelene Marinho e Silva, do Tratamento da Informação, recomenda a obra "Justa: Aracy Carvalho e o regaste dos judeus - Trocando a Alemanha Nazista pelo Brasil", de Mônica Schpun, que conta a história da brasileira que ajudou centenas de judeus alemães a emigrarem para o Brasil. "Trabalhando no consulado brasileiro de Hamburgo, Aracy ignorou a Circular Secreta 1127, que restringia a entrada de judeus no Brasil, e continuou preparando vistos para que judeus ingressassem no país".

Beatriz Santana, da Supervisão de Gestão e Planejamento, indica o romance de Joyce Carol Oates "Minha Vida de Rata", que narra a história de uma adolescente de uma família de imigrantes irlandeses nos Estados Unidos que resolve denunciar os próprios irmãos após eles cometerem um crime de ódio racial. "Em uma sucessão de relatos muito vívidos, acompanhamos os dilemas da protagonista em busca de sua identidade".

O romance "As meninas", de Lygia Fagundes Telles, sobre três amigas universitárias dos anos 70 completamente diferentes entre si, foi a recomendação de Ana Cecilia Lara, da Ação Cultural. "A autora é muito competente ao compor os fluxos de consciência das 3 narradoras, fazendo com que seja possível identificar quem está falando pelo vocabulário e linguagem. Isso permite ao leitor conhecer intimamente as personagens e se envolver com a narrativa, escrita e ambientada nos 'anos de chumbo' da Ditadura Militar".

Do Setor de Aquisições, Marina Haussauer indicou "A cabeça do santo", de Socorro Acioli, romance em diálogo com a tradição do realismo mágico. "Com este romance que é um presente da literatura brasileira contemporânea, a autora mexe com nossas crenças e com a maneira de lidarmos com a perda, mostrando a importância da fantasia e do sonho em nossas vidas".



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.