Compartilhe
Tamanho da fonte



13/7/2022
A ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS RECEBE A PRESIDENTE DA HUNGRIA, KATALIN NÓVAK
A presidente da Hungria, Katalin Novák, foi recepcionada na Academia Paulista de Letras pelo presidente José Renato Nalini

Na data de ontem, 12 de julho de 2022, a Presidente da Hungria, Dra. KATALIN NOVÁK, visitou a ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS.

Katalin Novák, a mais jovem chefe de Estado, é mãe de três filhos e concilia casamento, carreira e fervorosa atuação em favor da Família, cujo Ministério já ocupou.

É formada em Economia e Direito em Universidades da Hungria e com pós-doutorado na França e nos Estados Unidos. Fala vários idiomas e é reconhecida maratonista, esquiadora e praticante de vários outros esportes.

A ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS se rejubilou com a visita, que congregou toda a família húngara, que se radica em São Paulo.

Abaixo, o discurso de recepção do presidente José Renato Nalini à presidente Katalin Novák:

"Saudação à Presidente KATALIN NOVÁK

Esta Instituição que há 113 anos cultiva o vernáculo, a literatura, a cultura e a convivência fraterna, chamada ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS, rejubila-se com o privilégio da visita da jovem e erudita Presidente da HUNGRIA, Dra. KATALIN NOVÁK.

A superar a honra de receber a Chefe de Estado de um país amigo, com o qual o Brasil mantém relações diplomáticas há 90 anos, está o perfil dessa personalidade polímata, diplomada em Economia e Direito, com especialização no exterior e poliglota, desde muito cedo a militar nas melhores e mais nobres causas humanas.

Sobressai nessa trajetória pontuada por incontáveis êxitos, o seu devotado apreço à instituição da Família. É a família e não o indivíduo o verdadeiro elemento social. Se a sociedade perder a solidariedade das famílias, perderá também essa força fundamental chamada Honra . “Toda doutrina social que pretenda destruir a família é má e, além disso, inaplicável. Se a sociedade vier a ser decomposta, o que se encontrará como resíduo final não será o indivíduo, e sim a família.

A família é a base fundamental da sociedade; é refúgio das virtudes acossadas pelas paixões dos que perambulam de escolho em escolho; é a arca santa que alveja no dorso empolado das tormentas enfrentadas pela mulher.

E a defesa da família, na Presidente KATALIN NOVÁK não mora apenas no discurso. Ela é esposa e mãe de família, tem três filhos: Ádám, Tamás e Kata. Modelo de família cristã e, “coisa admirável! A religião cristã, que poderia parecer só prometer a felicidade na outra vida, ainda faz a nossa felicidade nesta vida também! ” Isso é perfeitamente possível em pleno século XXI, em que a irreversível imersão nas tecnologias da Quarta Revolução Industrial traz tantos desafios a todas as pessoas. Imagine-se para uma Presidente da República, de país lindeiro com a irmã Ucrânia.

A Presidente é, acima de tudo, uma cristã autêntica. Pratica os Evangelhos e estes quatro fabulosos livros, “todos eles, dão-nos o retrato de uma personalidade muito bem definida, obrigando-nos a dizer: “Esse homem, Jesus Cristo, existiu de verdade. Ele não poderia ter sido inventado”.

Essa a inspiração que faz com que a Presidente KATALIN obtenha sucesso em todas as suas iniciativas. Leva a sério a família. E “o que é a família? Para além de seus prementes problemas e de suas necessidades urgentes, a família é um centro de amor, onde reina a lei do respeito e da comunhão, capaz de resistir aos ataques da manipulação e da dominação dos “centros de poder” mundanos”.

A família é o maior legado da civilização. “Uma família e uma casa são duas realidades que se reclamam mutuamente. Isso mostra que devemos insistir nos direitos da família, e não apenas nos direitos individuais, tão universalizados, embora nem sempre usufruídos. A família é um bem de que a sociedade não pode prescindir, mas precisa ser protegida” , assim como a Presidente da Hungria, que nos envaidece nesta noite, o faz e com reconhecida eficácia.

Respeitada e honrada Presidente KATALIN NOVÁK: muito bem-vinda a esta nossa Casa, que de agora em diante é também sua. Queira Deus possamos contar com outras visitas, para profícuo aprendizado de todos nós."






voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.