Compartilhe
Tamanho da fonte



5/7/2021
LANÇAMENTO DO LIVRO "NO LIMIAR DA NOITE", DE JOSÉ DE SOUZA MARTINS
Acadêmico: José de Souza Martins
"Neste livro, o autor reúne crônicas ritmadas cujo tema é a alienação do homem simples e suburbano."

Orelha do livro

Neste livro, o autor reúne crônicas ritmadas cujo tema é a alienação do homem simples e suburbano. Nela, os desencontros e anomalias de um vivido pobre de horizontes, curto de possibilidades, rico de pequenas e desafiadoras contradições. O modo como a vida cotidiana fere as sensibilidades minúsculas dos que vivem à margem dos deslumbramentos da pós-modernidade. São crônicas dialéticas, como as de sua outra obra do gênero, Desavessos (Com Arte, 2014). A dialética que dá sentido ao fragmentário de um viver residual das ruas, do lado de fora das fábricas, no ressonar proletário de noites de cansaço, pela espera do mesmo e da mesmice do dia seguinte.
Velhas paredes, velhas ruas, velhas lembranças que foram ficando na memória, documentos adormecidos no vago esquecimento, demarcadas pelas incoerências que demoram na vida como enigmas incômodos.
Lembranças de velhos são lembranças de esquecimentos. Com o tempo, são esquecimentos reveladores, respostas que não foram dadas no justo tempo porque a pressa cotidiana não reconhece no homem comum o direito de questionar-se para questionar o outro que o possui e silencia.
As crônicas aqui contidas são rebarbas do que é próprio de uma sociedade que esquece os esquecimentos e seus fatores e motivos, as forças ocultas que solapam as lembranças para fazermos de conta que somos o que não somos. Modo de rever e viver para interpretar depois que o tempo passou.


Matéria completa em:
https://www.atelie.com.br/livro/no-limiar-da-noite/


voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.