Compartilhe
Tamanho da fonte



1/7/2019
JABUTI É LITERATURA, NÃO PALAVRÃO
Jabuti, o simpático e cascudo quelônio que dá nome ao mais prestigiado prêmio do livro brasileiro, está a caminho de completar 61 anos, depois de ter premiado pela primeira vez livros publicados em 1958.

Naquele final dos anos 1950, muitos eventos assinalavam a história: da revolução de Fidel Castro em Cuba à vitória da tenista brasileira Maria Esther Bueno em Wimbledon. Nesse mesmo momento, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) celebrava as obras vencedoras de Sergio Milliet, Jorge Medauar, Mario da Silva Brito, Carlos Bastos, Renato Sêneca Fleury, Isa Silveira Leal e Jorge Amado.

Com o país influenciado, sobretudo, pelo modernismo e com a valorização da cultura popular brasileira promovida pelas pesquisas de Mário de Andrade, Monteiro Lobato e Luís da Câmara Cascudo, o nome do prêmio foi uma escolha natural, por se tratar de um réptil bem brasileiro que, sem fazer alarde, segue firme seu percurso, confiante na carapaça a protegê-lo da predação.

A inspiração imediata do nome de nosso Prêmio vem de Monteiro Lobato, patrono do mercado editorial brasileiro, que destacou das histórias recolhidas das culturas indígenas por ele citadas em sua obra mais famosa, o personagem de um quelônio vagaroso, mas inteligente, obstinado e apto a vencer obstáculos e concorrentes e a chegar à frente ao fim da jornada.

Há 61 anos, o Prêmio Jabuti promove, valoriza e protege a literatura, e faz isso da melhor maneira, com regras claras, avaliações idôneas e comemorações festivas. Por tudo isso, aproveitamos para protestar contra o uso frequente do termo "jabuti" como sinônimo de adendos oportunistas escondidos em projetos de lei, como expressão de proposta política rasteira e imediatista, como equivalente de uma argumentação desprovida de validade.

Nosso Jabuti, aquele que valoriza a melhor produção editorial brasileira, é o oposto disso:é reconhecimento ao mérito com transparência e lisura!

Há vários termos que podem ser empregados nas disputas legislativas de todos os matizes: jabuticabas, maçãs podres, bobagem, tolice, asneira...

Fica aqui nossa sugestão a modo de reivindicação.


Pedro Almeida - Curador do Prêmio Jabuti 2019




voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.