Compartilhe
Tamanho da fonte



19/5/2017
NOVO ACADÊMICO TOMA POSSE NA APL
Acadêmico: Synesio Sampaio Goes Filho
O diplomata Synésio Sampaio Goes Filho tomou posse dia 18 de maio e passa a ser titular da cadeira 19, que era ocupada pelo professor Erwin Theodor Rosenthal.

A Academia Paulista de Letras tem, desde ontem, dia 18 de maio, um novo membro. O diplomata Synésio Sampaio Goes Filho tomou posse e passa a ser titular da cadeira 19, que era ocupada pelo professor Erwin Theodor Rosenthal. A cerimônia contou com a participação de muitos acadêmicos, como Celso Lafer, que fez a introdução de Synésio Sampaio à academia, com um discurso que ressaltou suas qualidades pessoais e intelectuais, com detalhes sobre sua passagem pelo governo federal, com destaque para o Itamaraty. Esteve à mesa também o príncipe dos poetas, acadêmico Paulo Bomfim, além do presidente da APL, Gabriel Chalita, e os acadêmicos Antonio Penteado Mendonça, que leu o termo de posse, e o acadêmico Renato Nalini, também secretário estadual da Educação, que no ato representou o governador Geraldo Alckmin.

Familiares e amigos lotaram o auditório da APL para homenagear o novo acadêmico. Synesio Sampaio, muito emocionado, fez um discurso que ressaltou sua trajetória de vida, desde os estudos nas Arcadas de São Francisco, até suas passagens profissionais na carreira de diplomata. Ele fez um extenso relato sobre os bandeirantes e as bandeiras, que foram responsáveis pelas demarcações territoriais do Brasil. Todos os principais atores das bandeiras e demarcações foram citados. Ele também exaltou suas origens, a cidade de Itu e o indisfarçável orgulho de ser caipira. Em seguida ele homenageou todos os ocupantes da cadeira 19 que o antecederam. Gabriel Chalita também elogiou muito o novo acadêmico, a quem se referiu como uma pessoa que trouxe mais conhecimento e elegância para a Academia.


Texto - Eleno Mendonça - Assessoria de Imprensa



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.