Compartilhe
Tamanho da fonte


NEM CHAMANDO O MÁGICO
Acadêmico: José Renato Nalini
Não sei que espécie de histeria coletiva toma conta da cidade na época do natal, mas a verdade é que nestes dias São Paulo para. Não vai pra frente, pra trás, pra cima ou para o lado. Simplesmente não vai.
Não sei que espécie de histeria coletiva toma conta da cidade na época do natal, mas a verdade é que nestes dias São Paulo para. Não vai pra frente, pra trás, pra cima ou para o lado. Simplesmente não vai. Você fica parado dentro de seu carro sem qualquer explicação plausível por um tempo enorme. E depois, como se você não tivesse nada com isso, começa a andar de novo, como se um mágico fantástico abrisse o caminho do arco-íris para felicidade dos povos.

Evidentemente que há razões muito fortes para isso acontecer. Ou melhor, há razões que explicam razoavelmente as causas do fenômeno, mas nada que o justifique, exceto a histeria coletiva.

Milhares e milhares de carros saem às ruas feito loucos, todos em busca dos sonhos perdidos. Nada faz sentido, mas na névoa implacável que tolda a visão dos habitantes da metrópole, a falta de sentido é um pequeno detalhe que ao chamar a atenção, o faz muito tarde, quando a fuga já se tornou impossível e ficar parado é a única solução.

Tanto faz seu santo de adoração. Nenhum tem o poder divino de fazer alguns milhares de carros sumirem ao mesmo tempo, em nome da sanidade mental dos habitantes parados nas ruas.

Da mesma forma, não há mágica que dê jeito nos shoppings centers. Tem mais gente do que cabe, nem sempre pra alegria dos lojistas, já que uma boa parte só foi passear.

Enfim, natal é época de doação, de paciência, de boa vontade com os homens de boa vontade.

O resto não vem ao caso. E a sua paciência daqui a pouco será recompensada. Afinal, depois do natal vem as férias de verão, quando a cidade fica mais vazia e mais humana. Gostosa da gente ficar.



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.