Compartilhe
Tamanho da fonte


APOSTOLADO ECOLÓGICO
Acadêmico: José Renato Nalini
Aplausos aos bons exemplos e repúdio à insensatez ignorante e gananciosa, que acaba com o futuro.

Apostolado ecológico

Parece que a maior parte do Brasil endoidou. A maior seca da história na Amazônia resulta do desmatamento. Idem, os incêndios no Pantanal, qualquer coisa de surreal. O extermínio de espécies arbóreas e da fauna, algo apavorante para quem se preocupa com o amanhã.

Mas existem pessoas sensíveis e que não perfilham ao lado dos dendroclastas, dos que eliminam a possibilidade de haver vida futura neste sofrido planeta.

Uma delas é Maria Tereza Umbelino, que criou as Unidades de Crédito de Sustentabilidade – UCS, um token que paga aos agricultores para que mantenham de pé suas florestas. É o reconhecimento de que o trabalho gratuito e ecossistêmico prestado pela natureza aos homens pode render dinheiro para essa humanidade tão ambiciosa.

Ela conseguiu convencer a burocracia a considerar a floresta como se ela fosse uma safra anual, assim como o milho, a soja ou o café. Se cuidar do verde é trabalho, não existe trabalho escravo no ordenamento jurídico tupiniquim. Ela identificou vinte e sete serviços prestados pela mata, como a formação de solo, armazenamento de carbono, abastecimento de aquíferos, polinização e regulação do clima. É só usar métrica e o negócio passa a ser tangível. A UCS vira um produto como qualquer outro.

Maria Tereza Umbelino convenceu mais de setenta entidades, como universidades, consultorias, auditorias, remuneradas com UCS e as imbuiu de uma lógica cooperativa. O resultado é muito promissor.

Conjuga-se a utilização da tecnologia mais avançada, o blockchain e, logo mais, a inteligência artificial, para que haja controle seguro e adequado para avaliar o valor agregado dos serviços florestais.

Esse é um exemplo de apostolado ecológico. Existem outros. Estes é que precisam ser destacados pela mídia, não os crimes impunes perpetrados pelos dendroclastas que destroem, sem piedade, aquilo que não sabem produzir: uma árvore secular.
Aplausos aos bons exemplos, repúdio à insensatez ignorante e gananciosa, que acaba com o futuro e pensa que vai se alimentar de dinheiro, quando não restar uma só árvore e faltar água para manter toda espécie de vida.

Publicado no Diário do Litoral, em 24 01 2024



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.