Compartilhe
Tamanho da fonte


MANTENHA O VERDE E GANHE DINHEIRO
Acadêmico: José Renato Nalini
Manter o verde e ganhar dinheiro é o discurso em que vale a pena apostar.

Mantenha o verde e ganhe dinheiro

O mercado de crédito de carbono é o futuro de um Brasil melhor, se os poderosos tiverem juízo. A Terra está sendo consumida pelo fogo e pelo aquecimento global, que é causado pelos gases venenosos, causadores do efeito-estufa. No Brasil, a maior parte da emissão provém do desmatamento. Por ganância e por ignorância - o pior é que ambas, além de rimarem, costumam caminhar juntas - muitos preferem exterminar o futuro a manter a floresta em pé e ganhar dinheiro.

O governo é leniente com a falta de regularização desse mercado oficial. Nem por isso deixa de existir a possibilidade de faturar, com o mercado voluntário. É o que faz Fersen Lambranho, sócio da GP Investments, que criou a G2D para investir em negócios que fazem bem ao mundo.

Acreditou na economia verde e tem consciência de que o maior ativo do Brasil é sua biodiversidade. Enquanto os europeus pensam que preservar é replantar, Fersen acredita que o valor está na preservação da mata nativa. Esta é uma fortuna em potencial: vale crédito de carbono.

A empresa Moss, na qual ele tem participação, possui uma base de dados de dezessete biomas naturais brasileiros. Se algum proprietário tiver terra num desses locais e que tenha vegetação nativa, com acesso à internet, ele se cadastra no aplicativo da Moss para obter a avaliação de quantos créditos de carbono sua propriedade pode gerar. Isso se faz em alguns minutos.

Essa possibilidade é mais sedutora do que aguardar que o governo chegue ao acordo quanto à regularização desse mercado. Se o proprietário fosse pagar pela certificação, teria de arcar com uma quantia muito alta. Já a Moss certifica e, se o titular dominial quiser, ele negocia o crédito de carbono no mercado, cobrando uma taxa.

Qualquer governo inteligente cuidaria de ultimar estudos para a urgente regularização do mercado de créditos de carbono. É disso que o Brasil precisa e não de politicalha, distribuição de cargos, aumento dos Fundos Partidário e Eleitoral, disputa de poder e a perda de tempo com reuniões, comissões e estudos que começam e não acabam.

Manter o verde e ganhar dinheiro é o discurso em que vale a pena apostar.

Publicado no jornal Folha do ABC, em 21 12 2023



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.