Compartilhe
Tamanho da fonte


PRIMEIRO A ECOANSIEDADE
Acadêmico: José Renato Nalini
Os céticos, por duvidarem mesmo, ou até por provocação, costumavam dizer que o aquecimento global era uma faláci.

Primeiro a ecoansiedade

O excessivo calor é a prova evidente das mudanças climáticas. Os céticos, por duvidarem mesmo, ou até por provocação, costumavam dizer que o aquecimento global era uma falácia, já que houve dias frios em algum inverno. Hoje, nem isso podem dizer. O mundo está pegando fogo. E não é só em linguagem figurada. Quantos incêndios são registrados em todo o planeta e aqui também?

Natural que os mais sensíveis sintam um desconforto que vai além do efeito das altas temperaturas. Se isso angustia e causa apreensão, o sentimento tem nome: ecoansiedade. É um verbete definido pela Associação Americana de Psicologia, incorporado pelo Dicionário de Oxford e é citada pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

De acordo com o dicionário ortográfico elaborado pela Academia Brasileira de Letras, é o “estado de inquietação e angústia desencadeado pela expectativa de graves consequências das mudanças climáticas e pela percepção de impotência diante dos danos irreversíveis ao meio ambiente”.

Somente os totalmente ignorantes ou os mal-intencionados conseguem negar que exista medo em relação àquilo que ainda vai acontecer. Medo intensificado pela crueldade com que as pessoas tratam a natureza. Constatar que quase toda a mata que circula as áreas ocupadas por indígenas está destruída na Amazônia, que áreas crescentes da Floresta Amazônica já emitem mais dióxido de carbono do que absorvem, que a biodiversidade se extingue e que Estado e sociedade nada fazem, só pode frustrar pessoas amigas do ambiente.

Os Estados Unidos, que são muito ciosos e gostam das estatísticas, nas quais têm expertise, a Associação Americana de Psicologia apurou que mais de dois terços dos adultos – mais exatamente, 68 - são afetados pela ecoansiedade. Os mais prejudicados são os mais jovens, exatamente os que mais se sentem infelizes com a devastação ecológica.

E não é só. O aumento do nível do mar, o derretimento das geleiras, a morte dos corais, as emissões em alta, desmate em todos os biomas e até pandemias, tudo mostra que já atingimos o ponto sem retorno, o chamado ponto de inflexão. Até as crianças estão impressionadas e se dizem extremamente preocupados. Emoção, tristeza, ansiedade, raiva, impotência, desamparo e culpa. Tudo isso passa a ocupar a mente dos humanos que ainda não perderam a noção da realidade e conservam sua consciência saudável.

Já ultrapassamos a fase da ecoansiedade. O pior, infelizmente, ainda virá.

Publicado no jornal Diário do Litoral, em 01 12 2023



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.