Compartilhe
Tamanho da fonte


IA NO DIA-A-DIA
Acadêmico: José Renato Nalini
A Inteligência Artificial – IA entrou definitivamente em nossa vida. Já somos todos manipulados pelos algoritmos, que nos conhecem melhor do que nós mesmos.

IA no dia-a-dia

A Inteligência Artificial – IA entrou definitivamente em nossa vida. Já somos todos manipulados pelos algoritmos, que nos conhecem melhor do que nós mesmos. Ao temor gerado por essa ferramenta poderosa que pode pensar e resolver problemas, devemos contrapor a esperança de que ela venha a servir para aprimorar o convívio. Deixar à humanidade mais tempo para o entretenimento, para a conversa, para o lazer, para a leitura, para a cultura em geral.

O ChatGPT, que é a mais conhecida fórmula de nos servir da IA, conseguiu de imediato a adesão de milhões de humanos. E outras várias plataformas surgiram, de igual maneira utilizando-se da IA. Dentre elas, Gustavo Soares e Pedro S. Martins selecionaram algumas que podem servir a várias finalidades. Vamos a elas.

O Goodtape – www.mygoodtape.com – transcreve gravações em áudio em apenas alguns minutos. Basta selecionar o arquivo, a língua, que pode ser o português e elaborar um cadastro. A versão gratuita dá direito a três transcrições mensais.

O Dectopus AI – www.decktopus.com – usa IA para criar apresentações de Power-Point em alguns segundos. É só inserir o título, selecionar algumas configurações e o trabalho aparece. É possível personalizar slide por slide.

A Inteligência Artificial Pi, do Inflection – www.inflection.ai – troca de lugar com o usuário e faz perguntas no fim das respostas para engajar em diálogos mais profundos. É útil em entregar respostas sucintas e empáticas. O cofundador da Microsoft Bill Gates elogiou a iniciativa e disse que quem criar o melhor assistente digital vai ganhar a corrida das Ias.

A assistente Monica – monica.im – é uma extensão dos navegadores Google Chrome e Edge que funciona como um copiloto para a navegação na internet. Com um comando, pode resumir um artigo, tirar dúvidas, traduzir páginas, responder a e-mails e escrever tuites. A versão gratuita tem um limite para uso diário.

Poised – www.poised.com – é outro aplicativo que usa IA para dar feedback em tempo real para apresentações em vídeo. Consegue dizer quais palavras o usuário usa em excesso e mede sua confiança e clareza. Pode ser testada gratuitamente e quem quiser fazer uso contínuo precisa fazer uma assinatura.

O Stocking – www.stocking.ai – é uma ferramenta para gerar capas de livros, papéis de parede, pôsteres, logos e ilustrações. Há uma versão gratuita, condicionada a limites.

A extensão Fórmula Bot – www.formulabot.com – usa IA para criar fórmulas para planilhas. Compatível com o Excel e o Google Planilhas, basta explicar o comando desejado que o programa entregará a solução. Também faz o caminho contrário: insere-se a fórmula usada em um arquivo e ele explicará o que foi feito.

O Kick Resume – https://www.kickesume.com/ acelera a criação de currículos ao misturar uma IA geradora de texto com currículos pré-montados, como os da plataforma de design Canva. O site pega informações do Linkedin ou do Gmail e preenche parte dos dados essenciais de um currículo.

A plataforma Compose AI – www.compose.ai/ - escreve e completa e-mails. Basta baixar uma extensão para o navegador. A ativação da IA ocorre quando o usuário digita "//. Na janela aberta, o usuário consegue interagir com a IA. Usa o inglês e o resultado pode sair em português.

Clarice.ai é assistente de texto e auxilia redatores a entregar textos claros e bem revisados. A IA detecta erros ortográficos, desvios de estilo, falta de clareza, concisão ou força. Recebeu treino de clássicos da literatura e manuais de estilo.

Há muitos outros instrumentos disponíveis, como UseChatGPT.AI, Krisp, ChatPDF, Browse.AI, Quillbot e Amazon Code Whisperer. Tudo disponível e acessível, para testar as nossas condições de interagir com a IA e não ser por ela engolido.

Publicado no Jornal de Jundiaí, em 08 10 2023



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.