Compartilhe
Tamanho da fonte


OS DEZOITO DO FORTE
Acadêmico: José Renato Nalini
O episódio dos “18 do Forte” deveria ser melhor celebrado pelos brasileiros que não tiveram, no passado recente, de enfrentar com armas o arbítrio e o autoritarismo.

Os dezoito do Forte

O episódio dos “18 do Forte” deveria ser melhor celebrado pelos brasileiros que não tiveram, no passado recente, de enfrentar com armas o arbítrio e o autoritarismo. Hoje existem instituições consolidadas e se a democracia brasileira não sucumbiu, deve-se ao polêmico protagonismo do Supremo Tribunal Federal.

Entre os dezoito do Forte de Copacabana, estavam o célebre Eduardo Gomes (1896-1981), depois Brigadeiro e, infelizmente, candidato derrotado à Presidência da República, por duas vezes. Na primeira, perdeu para Eurico Gaspar Dutra. Na segunda, perdeu para o próprio ditador Getúlio Vargas. Não satisfaz ao desejo dos brasileiros lúcidos de um governo decente, a “vitória moral” do “Brigadeiro da Libertação”, do “Herói da resistência” ou do “Herói do Forte”.

Os jovens de 1922 estavam contra o Presidente da República, Epitácio Pessoa e contra o recém-eleito sucessor, Arthur Bernardes.

Ficaram sozinhos e resolveram sair à luta contra milhares de soldados das forças federais, contra a Artilharia e contra os aviões. Carnificina geral. Eduardo Gomes fraturou o fêmur, que ficou exposto e quase morreu. Pagou o heroísmo com processo-crime, condenação e desterro na Ilha da Trindade.

Mas para os brasileiros conscientes, o episódio dos 18 do Forte é uma inspiração. O general paulista Feliciano Mendes de Morais (1858-1942), ao chegar de Sergipe ao Rio de Janeiro, nos idos da década de vinte, ao avistar Copacabana, comentou com quem o acompanhava: “Ali morreu o Exército brasileiro. Desde que vi a covardia dos meus camaradas, despi a farda, e envergonho-me em saber que já me misturei com essa gente. Se não fosse a covardia do Exército, esse canalha do Arthur Bernardes não estaria na presidência e eu não trajaria esta roupa de civil. Vou para Santa Catarina, a recolher-me à casa de minha filha. Pretendo não sair desse esconderijo; mas se sair é para entrar numa ação decisiva contra os que salpicaram lama sobre a minha classe”.

Sobrinho do Presidente Prudente de Morais, integrou o Superior Tribunal Militar, do qual chegou a ser Vice-Presidente.

Publicado no jornal Diário do Litoral, em 09 10 2023



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.