Compartilhe
Tamanho da fonte


SEM REFORMA TRIBUTÁRIA, O BRASIL NÃO CRESCE
Acadêmico: José Renato Nalini
Reforma Tributária já! E depois, se houver coragem, Reforma Administrativa.

Sem reforma tributária, o Brasil não cresce

O pior sistema tributário do planeta é o do Brasil. Também nesse vergonhoso ranking, estamos no topo. Isso fez o país retroceder. Perdemos a oportunidade de nos industrializar de forma inteligente. A indústria, que já foi 33 do PIB, hoje alcança ínfimos 8.

Para que as pessoas tenham ideia do atraso tupiniquim, há mais de 460 normas tributárias. Sim, quase meio milhão de leis, incluindo as federais, as estaduais e as municipais.

Um absurdo a política tributária que gera a cruel burocracia que toma horas furtadas ao trabalho e que faz estressar os empresários. Recentemente, um industrial contou que tem 30 funcionários para cuidar da burocracia fiscal e 6 para vender o seu produto, que ainda mantém a empresa em funcionamento.

Pior ainda: o nefasto sistema tributário gera uma litigiosidade patológica. A máquina judiciária não deixa de crescer vegetativamente, em quase metástase, a um custo de trilhões de reais. Numa retroalimentação de Judiciários que se consideram arrecadadores de tributos, a justificar a criação de novas estruturas a requisitar mais cargos.

É claro que mudar essa rotina da qual extraem proveito inúmeras pessoas, dentro da escala burocrática, do direito tributário, dos que se aproveitam da confusão, não é fácil. Por isso é que mudar o pior sistema da Terra por um que equipare o Brasil a 89 das nações, encontra resistências.

Mas é imprescindível se adote o IVA, Imposto sobre valor agregado, que não distinga entre serviço e mercadoria, aquilo que a Revolução Industrial já mostrou ser uma característica da nova sociedade digital.

Com a Reforma Tributária, o Brasil deixará de ser essa ilha extemporânea e anquilosada e poderá resgatar o tempo lamentavelmente perdido, para tentar explorar suas magníficas potencialidades.

A cidadania tem de se interessar pelo debate e exigir de seus parlamentares que apoiem a Reforma Tributária, sob pena de continuar a pagar bastante, a maior carga tributária do mundo, em troca de retorno pífio, indigno da condição humana e procrastinador de uma situação de iniquidade que nos coloca como alvo de crítica da civilização.

Reforma Tributária já! E depois, se houver coragem, Reforma Administrativa.

Publicado no jornal Região Hoje
Em 14 06 2023



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.