Compartilhe
Tamanho da fonte


KEYNES X HAYEK
Acadêmico: José Renato Nalini
No momento em que se detecta a tendência de fortalecer a tentacular estrutura governamental, é interessante a leitura dos dois economistas.

Keynes x Hayek

Os mais citados dentre os economistas são John Maynard Keynes (1883-1946) e Friedrich August von Hayek (1889-1992). Para o primeiro, o Estado deveria ser o grande provedor de todas as necessidades.

A estatização é o remédio certo, embora sempre amargo, para manter a civilização. O segundo acreditava na iniciativa privada e repudiava a intromissão excessiva do Estado na vida em sociedade.

Conviveram por longo período, até praticamente metade do século passado. Antagonistas em teoria, respeitavam-se como pensadores de sólida formação doutrinária. Eram tempos em que discordar não era pecado mortal, nem transformava em inimigo monstruoso aquele que não pensasse exatamente como nós.

É óbvio que, por sobreviver quase meio século ao opositor, Hayek pode se debruçar com vantagem sobre a obra de Keynes. Este enxergava fragilidade no sistema capitalista, instável e sujeito a oscilações irracionais.

Boatos, fake news, tendências exageradamente valorizadas obrigariam os indivíduos a pouparem, receosos do amanhã. E isso geraria recessão e desemprego. Por isso o Estado todo poderoso deveria investir pesadamente na economia e suprir a ineficiência do mercado.

Para Hayek, o governo deve se limitar às funções essenciais, não se imiscuindo naquilo que é próprio a cada indivíduo, a cada família, a cada grupo maior, todos integrantes de um contexto chamado sociedade.

Sua postura remete ao princípio da subsidiariedade, hoje tão esquecido. Aquilo que cada um puder fazer por si é preferível à intromissão de entidades artificiais como o Estado.

Não custa lembrar que, na formulação ideal – e hoje utópica – Estado é etapa transitória no decorrer de uma civilização ascendente em racionalidade. No momento em que a humanidade realmente se educar e compreender o quão efêmero e finito é o ser que se considera racional, inexistiria necessidade de equipamentos de controle como polícia, Justiça e qualquer outro instrumento liberado a usar de força e violência.

No momento em que se detecta a tendência de fortalecer a tentacular estrutura governamental, é interessante a leitura dos dois economistas. Por enquanto, a conclusão inafastável é a de que tudo o que o Estado faz é mais caro, mais burocrático, impregnado por aquele vírus contra o qual ainda não existe remédio: a corrupção, o conchavo, a falcatrua e a ladroagem.

Publicado no jornal Progresso de Tatui
em 05 04 2023



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.