Compartilhe
Tamanho da fonte


TIETÊ: DE MAL A PIOR
Acadêmico: José Renato Nalini
Quando haverá vontade política para devolver saúde ao Tietê? Por enquanto, ele vai de mal a pior.

Tietê: de mal a pior

São Paulo deveria se envergonhar do que fez e continua a fazer com o rio Tietê. Ele foi um dos principais motivos para que os jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega escolhessem o planalto para instalar uma escola e iniciar uma possante civilização em meados do século XVI.

Era um rio piscoso, de águas límpidas, que serpenteavam ondulantes, rumo ao interior. O que a “civilização” fez com ele? Quis eliminar suas curvas. Converteu-o num canal que primeiro gerou a aceleração da corrente, depois transformou-o em condutor de todas as imundícies produzidas pelo bicho-homem: esgoto, carcaças, tudo o que é descartado pela economia inconsequente de um consumismo tolo.

Hoje, a sujeira de suas águas cresce a cada ano. Entre 2021 e 2022, a mancha da poluição aumentou quase cinquenta por cento, passando de oitenta e cinco quilômetros para cento e vinte e dois quilômetros.

Nesse biênio, a extensão da água de boa qualidade, que foi de cento e vinte e quatro quilômetros, passou para sessenta. Houve explosão de sedimentos com altas cargas de demanda bioquímica de oxigênio, provenientes de esgoto e de fontes difusas de poluição, como lixo, defensivos agrícolas, fuligem de carros e resíduos sólidos em geral.

Grande parte da responsabilidade é da própria população, que não enxerga o rio como fonte de vida. Mas enorme carga de culpa está com o governo. Permitiu, durante décadas, que o esgoto doméstico de Guarulhos fosse despejado in natura no Tietê. Não fiscaliza a ilicitude criminosa de se despejar no rio substância química, toda espécie de objeto descartável, além de não frear o lançamento de esgoto doméstico.

Falta muita educação de berço para a população brasileira e São Paulo, que está na vanguarda financeira, tem quatro Universidades públicas elencadas entre as melhores do planeta, está muito longe de ser um Estado civilizado e ambientalmente correto.

A piora foi mais intensa no trecho entre Botucatu e Barra Bonita, em Laranjal Paulista, sem falar na péssima situação em Santana de Parnaíba e a qualidade ruim detectada em Guarulhos, Itaquaquecetuba e Suzano.

Quando haverá vontade política para devolver saúde ao Tietê? Por enquanto, ele vai de mal a pior.

Publicado no jornal Diário do Litoral
Em 31 12 2022



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.