Compartilhe
Tamanho da fonte


AINDA SE COME LIXO
Acadêmico: José Renato Nalini
Nenhum brasileiro deveria dormir tranquilo, enquanto houver um semelhante a passar fome e a remexer lixo para suprir suas necessidades vitais.

Ainda se come lixo

Inconcebível para a nação que se funda sobre uma Constituição democrática e avançada, conviver com seres humanos que se alimentam a partir daquilo que conseguem recuperar em lixões.

O lixo do Brasil é um dos mais ricos do planeta. Tanto que alguns especialistas defendem que ele deva ser vendido e não que o povo pague por sua coleta. Um dos cruéis paradoxos desta República é a simultaneidade de dois opostos: o celeiro do mundo tem mais de trinta e três milhões de pessoas que passam fome todos os dias. Os famintos são os excluídos. Situam-se às margens da vida. Estão espalhados, mas um número considerável é de moradores em favelas.

Muito se fala em favela, mas esta entidade é pouco estudada e conhecida. Há necessidade de elaboração de diagnóstico integrado propositivo, em que se leve em consideração uma pesquisa histórica, as questões ambiental e social, antes de oferecer uma proposta de solução.

A cultura ESG pode ajudar o tratamento de um problema que parece insolúvel, como esse da fome crônica. Nada é impossível. Em tempos de extermínio da natureza, é preciso pensar em bioeconomia, estratégia de salvação da floresta e, principalmente, de salvação do povo que vive na floresta.

É preciso enfrentar com coragem os inúmeros desafios postos pelo abandono a que o Estado condenou os excluídos. Há startups que podem ajudar a criar tecnologias importantes para corrigir distorções que permanecem diante da inércia do poder público e insensibilidade da população. O agro é pop, o agro é tudo, então onde está o agro diante da fome?

Fala-se bastante em ODS, os objetivos de desenvolvimento sustentável, mas tais bandeiras estão no discurso e não na ação. Tudo deve começar na cidade. É nela que as pessoas moram. Não faz sentido deixar que essas habitações toscas e vulneráveis se multipliquem, ampliando as chagas abertas nesta sociedade complexa: aparentemente emotiva e fanatizada quanto a alguns assuntos, mas também cruel ao deixar de lado a obrigação de mudar o inaceitável ambiente social à vista de todos nós.

Nenhum brasileiro deveria dormir tranquilo, enquanto houver um semelhante a passar fome e a remexer lixo para suprir suas necessidades vitais. O que você está fazendo para saciar a fome de seu irmão?

Publicado no jornal Diário do Litoral
Em 23 12 2022



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.