Compartilhe
Tamanho da fonte


HUMANIDADE EM BRASAS
Acadêmico: José Renato Nalini
Na contramão do mundo, assumindo a condição de “pária ambiental”, o Brasil continua a desmatar de forma insana.

Humanidade em brasas

Na tradição cristã, o dilúvio acabou com a raça perversa que se afastou da lei divina. Agora parece que novo ciclo se encerrará mediante combustão. Ou é mera coincidência que a Europa enfrente ondas de calor capazes de abreviar milhares de vidas e de colocar em polvorosa os milhões de habitantes do Velho Mundo?

O Secretário Geral da ONU, o português Antonio Guterres, reafirmou que o mundo tem uma escolha: ação coletiva ou suicídio coletivo. Está em nossas mãos. Idêntica a postura do secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial – OMM, Petteri Taalas. As ondas de calor serão cada vez mais frequentes e extremas. Que a situação do verão europeu sirva de advertência para todos os países.

Junho de 2022 foi o mês mais quente já registrado pela Nasa, a agência espacial norte-americana. Na Inglaterra, onde apenas cinco por cento das residências dispõe de ar condicionado, a temperatura ultrapassou os quarenta graus centígrados. Na Espanha, um trem de passageiros que ia de Madri para a Galícia não pode continuar a viagem diante de incêndios que interrompiam a via férrea. Só na península ibérica, mais de mil pessoas morreram.

O Brasil também corre risco. Para lembrar os juristas que a ideia de soberania precisa ser revisitada. O aquecimento global atinge a todos, indistintamente. Antes dele, os eventos de seca extrema eram dois por década. Hoje são cinco por ano, o que inviabilizará a frágil agricultura tropical. Não haverá tempo hábil para a recuperação do solo.

Na contramão do mundo, assumindo a condição de “pária ambiental”, o Brasil continua a desmatar de forma insana. Tanto assim, que foi um dos únicos países do planeta a aumentar a emissão de gases causadores do efeito estufa na fase da pandemia, pois vivemos uma situação trágica e, aparentemente, não nos damos conta. Por muito menos, uma população consciente e patriota estaria a cobrar os governantes pelos desmandos e pela omissão verdadeiramente delitiva. Aqui, estamos a um passo do abismo e mergulhamos nele com atitude leviana e debochada.

Publicado no jornal Diário do Litoral
Em 24 de agosto de 2022




voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.