Compartilhe
Tamanho da fonte


QUER ESTUDAR EM DUBAI?
Acadêmico: José Renato Nalini
Enquanto aqui a educação e a cultura estão em declínio, um país com visão de futuro, como Dubai, oferece oportunidades para a juventude.

Quer estudar em Dubai?

Aquele sonho antigo de estudar no estrangeiro e conseguir melhores resultados na carreira e na vida está hoje muito mais fácil. O globo se tornou pequeno e as viagens são muito fáceis, embora muito caras. Agora é tempo do “anywhere office”, ou seja: já superada a fase do “home office”. Pode-se trabalhar de qualquer lugar. Não precisa ser a residência. O mundo inteiro está conectado.

Para quem pretende enxergar o que será o amanhã do Brasil – se ele superar o obscurantismo, o negacionismo e a nefasta polarização – deve se interessar por Dubai. A maior cidade dos Emirados Árabes Unidos é um celeiro de oportunidades para brasileiros. Nos primeiros três meses de 2022, mais de 40 mil brasileiros viajaram para lá e mais de seis mil já são residentes.

Os Emirados nasceram da lucidez e descortino do sheik Zayed. Reuniu todas as lideranças e convenceu-as a uma coesão benéfica. Sabendo que o petróleo é bem finito e poluente, parte substancial da renda é investida na descoberta e desenvolvimento de novas matrizes energéticas. Aí despontam os Emirados como o país mais moderno e mais informatizado do planeta.

Quem é que tem vez em Dubai? Profissionais de TI, programadores, criadores de conteúdo digital, designers gráficos e especialistas em blockchain. Mas também profissionais da saúde: médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e dentistas. Ao contrário do Brasil, ali há pouca burocracia. O visto, responsabilidade do empregador, demora uma semana. Tudo é digital. E se não quiser morar definitivamente em Dubai, o lugar é muito importante para o treino em fluência de inglês. O número de estudantes brasileiros aumentou em 200 entre 2020 e 2021. Como há um fuso de sete horas, muitos profissionais alternam as aulas com o home office.

Enquanto aqui a educação e a cultura estão em declínio, um país com visão de futuro, como Dubai, oferece oportunidades para a juventude que não tem medo de buscar novos e mais atraentes horizontes. Se um dia o Brasil se tornar aquele país de nossos sonhos, quem voltar será um profissional com multiplicadas chances de se realizar e de ser feliz.

Publicado no jornal Região Hoje
Em 08 08 2022



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.