Compartilhe
Tamanho da fonte


INVISTA EM SOFT SKILLS
Acadêmico: José Renato Nalini
Serão elas que garantirão a sobrevivência das novas gerações. Resiliência, comunicação, empatia, liderança, autogestão, são as chamadas “soft skills”.

Invista em soft skills

Relatório do Fórum Econômico Mundial conclui que oitenta e cinco milhões de funções serão substituídas até 2025. Os avisos não deixaram de ser emitidos pelos futurólogos e pelos analistas das tendências para o amanhã. A automação vai acabar com inúmeros empregos, assim como já acabou em todos os setores, inclusive na agricultura.

O lado ruim de tudo isso é que sobram trabalhadores e faltam empregos. Mas o trabalho surge de outras formas. Sempre haverá necessidade de seres humanos, mas a qualificação que a educação formal oferece é insuficiente para garantir subsistência digna.

Quem tem noção das coisas e juízo – coisa rara em nossos dias – tem de investir naquilo que já nasceu conosco: habilidades comportamentais. No afã de adestrar o aluno para decorar informações – hoje localizáveis instantaneamente nos Google disponíveis – e não fazê-los pensar, a escola tradicional se esqueceu das competências socioemocionais.

Contudo, serão elas que garantirão a sobrevivência das novas gerações. Resiliência, comunicação, empatia, liderança, autogestão, são as chamadas “soft skills”, essenciais e – o que é melhor – todas potencialmente extraíveis da própria natureza humana. É só recordar da parábola dos talentos. Todos nascemos com algum talento e inúmeros defeitos. Estes devem ser combatidos, aquele, lapidado, estimulado e desenvolvido.

O mundo precisa de humanos. Mas humanos mesmos: aqueles capazes de se colocar no lugar do outro, de sentir suas dores, de incorporar seus anseios, necessidades e angústias. Espírito de equipe, relacionamento interpessoal, paciência para ouvir. É o mundo “VUCA”, do qual já ouvimos falar: sigla das iniciais em inglês para volatility, uncertainty, complexity e Ambiguity: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Os robôs não conseguem ainda – um dia talvez venham a conseguir! – responder a situações voláteis, incertas, complexas e ambíguas.

Um estudo da Universidade de Stanford apurou que 85 do sucesso deriva de atitudes positivas, só 15 têm relação com “hard skills”, treinadas na escola tradicional.

Como começar? Investir naquilo em que você já é bom. Combater os pontos fracos. Ter curiosidade e uma vontade imensa de aprender coisas novas e conhecer gente nova. Computador ainda não faz isso. Será que um dia chegará a tanto?

Publicado no jornal Região Hoje e no jornal Diário do Litoral, em 17 01 2022






voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.