Compartilhe
Tamanho da fonte


MAIS UMA INSENSATEZ
Acadêmico: José Renato Nalini
O argumento utilizado pelo Estado Brasileiro é pífio: não existiria métrica perfeita para dizer qual o ideal de proteção. Mais uma insensatez…

Mais uma insensatez


A biodiversidade é uma riqueza com a qual o Brasil foi privilegiado pela Providência Divina. Exuberante, rica, potencialmente capaz de garantir a economia e a qualidade de vida para todos os que aqui residem. Só que o governo brasileiro parece não compreender o que isso significa. Na Conferência sobre a biodiversidade ocorrida em Kunning, na China, a COP-15, o Brasil não quer ampliar as áreas terrestres e marítimas objeto de proteção, de 17 a 30.

O argumento utilizado pelo Estado Brasileiro é pífio: não existiria métrica perfeita para dizer qual o ideal de proteção. Mais uma insensatez…

Ora, é evidente que 30 é muito mais do que 17. Uma República que tem se destacado por hostilizar a ciência – vide a questão do tratamento precoce da pandemia e a campanha contra a vacinação, que levou alguns fanáticos a não se imunizarem – oferece uma explicação bizarra para se recusar à ampliação: “não existe base científica para essa tomada de decisão”.

Ou seja: continua a política “solta a boiada”, para que o maior patrimônio desta Nação continental seja reduzido primeiro a pasto e, logo em seguida, a um deserto. Sinais da savanização já estão presentes até no Estado de São Paulo, com as tempestades de areia que só acontecem no Saara.

O governo federal de hoje dá mais um passo atrás. Até 2018, o Brasil era um respeitado protagonista ecológico. Desde então, parece ter gostado da condição de “pária ambiental”, oferecendo à civilização um triste exemplo de como se perde rapidamente uma reputação duramente construída.

Para quem possuía uma exuberante biodiversidade como a nossa, teria sido fácil até ultrapassar os 30 de áreas protegidas. Elas se prestam a uma exploração econômica muito superior à do pasto. Exaurimos nossa potencialidade turística, antes mesmo de adotá-la como eficiente forma de resgate de uma economia tão combalida como a nossa.

O castigo para a insensatez chegará de múltiplas formas. O mundo preocupado com o aquecimento global concluirá que não se espere do Brasil a retomada de uma política ecológica emblemática, mas que ele continue a ser encarado com reservas crescentes. O dinheiro para investimentos tão urgentes não virá. E a produção do agronegócio será afetada pelos compradores que não querem adquirir o fruto do desmatamento e da insensatez. Quem viver verá.

Publicado no jornal Jundiaí Agora
Em 02.11.2021



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.