Compartilhe
Tamanho da fonte


QUER PASSAR DOS CEM?
Acadêmico: José Renato Nalini
"O arquiteto alemão Matthias Hollwich, que escreveu “New Aging” (Novo Envelhecimento), defende o “Love Living”, ou o Amar Viver. Para isso, há três passos: seja social, seja saudável e faça atividades com significado."

A longevidade é um fato. Fica velho quem quer. Ou, melhor ainda, há pessoas que nascem velhas. Desiludidas, desencantadas da vida, infelizes. Só esperam a hora da partida…. Não é o que acontece com quem vibra com a vida, considera essa dádiva um milagre e fica satisfeito por nutri-la com ânimo e vontade.
O sonho de muita gente é deixar a cidade grande e terminar seus dias na tranquilidade do interior. Mas isso pode não corresponder à realidade.
O arquiteto alemão Matthias Hollwich, que escreveu “New Aging” (Novo Envelhecimento), defende o “Love Living”, ou o Amar Viver. Para isso, há três passos: seja social, seja saudável e faça atividades com significado.
Para atingir a plenitude da existência, todos precisamos de amigos, família e pessoas ao nosso redor. Somente juntos criamos significado para nossa vida. Para ser saudável, é preciso cuidar de si. Do corpo e da mente. Fazer exercício. Manter-se em forma. Não é apenas frequentar a academia. É exercitar-se continuamente. Por exemplo: subir escadas. Fazer alongamento quando possível. Beber muita água. Apresentar-se condignamente, pois não se usa roupa apenas para cobrir as intimi dades. O vestuário nos apresenta aos outros. Muito do que se pensa a nosso respeito deriva de nossa aparência e de nossas roupas.
Entreter-se é outra coisa essencial. Cada um gosta de uma coisa.
Mas não há pessoa que não goste de nada. Essa está fora do mundo. Ou excluiu-se do convívio, o que não é saudável.
Há tanto a ser feito. Por que não nos dedicamos a ajudar alguém? A ajudar uma criança a ler melhor? A dar aulas de reforço? A coletar sementes e fazer mudas para substituir a vegetação que é destruída de forma cruel a cada momento?
Ler, fotografar, visitar alguém que não tem companhia. Há milhares de locais que podem ser visitados gratuitamente. Escrever. Pode ser carta, pode ser poesia, ensaio, conto, romance. Ou pode ser a conversação eletrônica, hoje viabilizada pelos inúmeros instrumentos das tecnologias da informação e da comunicação ao nosso alcance. E-mails, WhatsApp, twitter, seja o que for. Comunique-se.
Partilhe suas alegrias e tristeza. De repente, distraidamente, você chegará aos cem anos.



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.