Compartilhe
Tamanho da fonte


HUMANA GANÂNCIA
Acadêmico: José Renato Nalini
"O tempo se encarregará de mostrar que as fortunas se dissipam, são transitórias e não trazem a felicidade. Só resta a cada qual contar com a tranquilidade de consciência e a satisfação de ter melhorado a vida de um semelhante."

Os gênios da literatura conhecem bastante a alma humana. Sabem que o ser racional é ganancioso e narcisista e que tem enorme apego pela matéria. Páginas eloquentes a respeito dessa característica tipicamente nossa, privativa da espécie considerada a primícias dentre os viventes.

Lembro-me de um conto de Eça de Queiroz, narrando que três irmãos, ávidos por fortuna, encontram um viajante que carrega um tesouro e cai na desgraça de contar a eles o que leva consigo. Arquitetam matar o afortunado e melhor o fazem. Enquanto dividem o resultado do latrocínio, encarregam o irmão mais novo de buscar comida e bebida.

Ausente o caçula responsável pela aquisição, deliberam matá-lo para que o dinheiro se reparta pela metade, em lugar de três porções. Quando o irmão retorna, é morto pelos outros dois. Entregam-se, então, ao consumo do farnel. E percebem que o vinho comprado pelo morto fora envenenado. Perecem os três, diante da cupidez.

Também li que um casal de milionários viajava pela Cote D’Azur, numa potente Ferrari, a toda a velocidade, pelas estradas sinuosas ladeadas por precipícios. Acidentam-se, conseguem salvar-se, mas o carro foi arremessado ao mar. O marido, desesperado, passa a berrar: Minha Ferrari! Minha Ferrari!. E a mulher : Você lamenta pela Ferrari e não percebe que perdeu o braço? Ele então: Meu Rollex! Meu Rollex!

São situações muito expressivas, como a do moribundo que, ao receber a unção extrema, diante do crucifixo do sacerdote, impressiona-se com a peça e balbucia: Ouro! Ouro! Ouro do melhor quilate…Tudo isso me vem à mente quando verifico a dificuldade com que pessoas abonadas argumentam com a impossibilidade de colaborar com a causa nobilíssima e urgente de aprimorar a educação pública.

Como é difícil assumir responsabilidades, enxergar como verdadeiro privilégio a possibilidade material de atender ao chamado constitucional que erige como dever de todos Estado, família e sociedade de propiciar a todas as criaturas, mas principalmente as mais vulneráveis, o direito inalienável de merecer educação de qualidade. O tempo se encarregará de mostrar que as fortunas se dissipam, são transitórias e não trazem a felicidade. Só resta a cada qual contar com a tranquilidade de consciência e a satisfação de ter melhorado a vida de um semelhante.



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.