Compartilhe
Tamanho da fonte


UTOPIA OU RETROPIA?
Acadêmico: José Renato Nalini
"Lutas fratricidas, ressentimentos e ódio, violência e criminalidade, tudo depõe contra o presente e anuvia o futuro"

Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, autor de vasta obra, já que escreveu mais de 70 livros, 30 dos quais publicados no Brasil, é um pensador muito citado por sua originalidade. Foi ele quem escreveu “Modernidade Líquida”, “Amor Líquido”, “A Riqueza de Poucos Beneficia Todos Nós?”, “Babel Entre a Incerteza e a Esperança”, “Estranhos em nossa Porta” e muitos outros.
No próximo ano publicará “Retrotopia”, um ensaio sobre a necessidade de se voltar ao passado e não pensar em edificar algo diferente no futuro. Sem ler o livro, que ainda não foi publicado, concordo que ele tem certa razão. Já fomos muito melhores do que somos. Em termos de civilidade, então, retrocedemos aceleradamente.
Quando vejo a sujeira das cidades, as pichações, os maltratos a tudo o que é público e, portanto, é de todos chego a pensar como alguns pessimistas que a humanidade é um projeto questionável. Todos temos o direito de sonhar com uma sociedade mais acolhedora e uma vida decente e significativa. Só que isso não está no futuro, pelo andar da carruagem. Ou pelo ritmo das redes sociais. Está no passado.
A utopia é um lugar inexistente e que se mostra impossível de ser atingido no futuro. Já a retrotopia é o retorno ao passado, a um modo de vida “que foi exageradamente, irrefletidamente e imprudentemente abandonado”.
Quem examina a degradação dos hábitos nas últimas décadas, seja na vida pública, seja no âmbito da família, no seio da Igreja ou no estranhamento do convívio social, só pode pensar que o futuro não se sustenta como promessa rósea. Em lugar do prometido ócio, que atingiríamos com o avanço das tecnologias da informação e da comunicação, estamos trabalhando cada vez mais. Em vez da sociedade fraterna, há uma luta de todos contra todos. Onde o respeito? O brio? A honra? A polidez e a ternura?
Lutas fratricidas, ressentimentos e ódio, violência e criminalidade, tudo depõe contra o presente e anuvia o futuro. Só o passado é credor da admiração, pois já passamos por ele e temos saudades daquilo que ele nos proporcionou. O perigo é lembrar que no Brasil nem o passado é garantido. Pode ser alterado ao sabor das forças momentâneas, como ocorria no “1984” do Big Brother…

Jornal de Jundiaí | Data: 15/09/2016



voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.