Compartilhe
Tamanho da fonte

cadeira nº 7
LEANDRO KARNAL

Patrono: José Bonifácio de Andrada e Silva
Fundador: José de Freitas Guimarães
Aniversário: 1/2/1963
Data de posse: 15/4/2021

Gaúcho de São Leopoldo (RS). Seu amor pelos livros veio de seu pai (advogado e professor de latim) e da educação em escolas religiosas (franciscanas e jesuíticas).

Formado em História e Estudos Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS).

Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP). Sua tese tratou da conquista missionária do México, comparando o teatro franciscano daquele país com a obra do nosso Padre Anchieta.

Fez pesquisas na UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México); no Archivo General de Índias (Sevilha-Espanha) e no CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) em Paris.

Professor concursado da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde 1996. Sua área de atuação e História Cultural e História da América. Naquela instituição foi Chefe de Departamento duas vezes e Coordenador da Pós-Graduação. Pediu afastamento no ano de 2020 e se tornou professor colaborador. Orientou dezenas de teses de doutorado e dissertações de mestrado na Universidade.

Foi curador de diversas exposições em São Paulo e de espaços museológicos, como a primeira vesão do Museu da Língua Portuguesa e a exposição sobre a memória escrita: “A Escrita da Memória”.

Tem vinte livros publicados, dezenas de artigos e participações em congressos. O currículo mais extenso pode ser consultado na plataforma Lattes: (http//buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703669Z5)

Há quatro anos, foi agraciado com o convite para ser colunista fixo do jornal O Estado de São Paulo. A tarefa de produzir duas crônicas semanais tem sido um elemento transformador em sua escrita e maneira de ver o mundo. Até o momento, as colunas foram reunidas em três volumes, todos pela Editora Contexto:

- Diálogo de Culturas
- O mundo como eu vejo
- O coração das coisas

No ano de 2020, teve a satisfação de ver O Dilema do Porco Espinho publicado em espanhol e o início da tradução para o inglês da mesma obra.














voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.