Compartilhe
Tamanho da fonte


60: DÉCADA DE ARROMBA
Acadêmico: José Renato Nalini
"Anos dos amores, das descobertas, da maravilhosa música daqui e de fora. Embalaram nossos sonhos e é um exercício e tanto verificar o que se conseguiu em cotejo com o que se ansiou. "

Todos aqueles que vivenciaram a fabulosa década de sessenta do século XX devem assistir o documentário musical "60! Década de Arromba", musical de Frederico Reder e Marcos Nauer, ora no Teatro Net, depois de exitosa temporada no Rio.
É um espetáculo que orgulha os brasileiros, além de mexer com a emoção de quem se lembra do que aconteceu naqueles anos. JK, Brasília, JQ e sua renúncia, a chegada do homem à lua, a Revolução de 1964, os Beatles, os festivais da Record. O assassinato de Kennedy, o AI 5 e tantas outras coisas que nos marcaram. É impossível deixar de se enternecer e até chorar, quando se é sensível. Pois qualquer sobrevivente sente-se transportar para aqueles anos mágicos. Anos dos amores, das descobertas, da maravilhosa música daqui e de fora. Embalaram nossos sonhos e é um exercício e tanto verificar o que se conseguiu em cotejo com o que se ansiou.
Wanderléa reina soberana e recebe carinho daqueles que assistiram ao surgimento da "Ternurinha", ao lado de Roberto e Erasmo, interagindo de maneira fabulosa com o público. Em pleníssima forma, voz maviosa, empatia que é dom espontâneo e que o auditório identifica. Aos poucos, todos estão cantando as mesmas músicas, num coral imenso, irmanado pela vontade de estar novamente naquele Brasil de tanta esperança.
Crianças e jovens têm muito a aprender com a cuidadosa e profissionalíssima produção das 64 pessoas que participam do show. É um retrospecto histórico equivalente a uma pós-graduação concentrada nos fatos que afetaram a humanidade naqueles anos. Seria importante que todas as escolas pudessem assistir à exuberante encenação, ouvir as afinadas vozes de um elenco talentoso, impregnar-se de saudades ao ser privilegiado com músicas que têm início com Chuá Chuá, Jura, Taí, O Teu Cabelo Não Nega, Cidade Maravilhosa, Cantoras do Rádio, Carinhoso, Se Acaso Você chegasse, o Samba da Minha Terra, Beija-me, Atire a Primeira Pedra, Tico-Tico no Fubá, Asa Branca, Cadê Zazá e Brasilerinho, tudo isso apenas no prólogo do musical.
Mas há muito mais, pois a cada ano as músicas se alternam em cronologia exata, o que evidencia apuro e exação nem sempre levadas em consideração numa grande produção. A euforia de quem assiste justifica voltar para sorver cada minuto das três horas que não se sente passar. A esperança é a de que pessoal de tamanha competência e criatividade, que leva a sério o fazer artístico, se proponha a nos oferecer em breve as décadas de setenta, de oitenta, de noventa e quantas mais se dispuserem a concretizar. O Brasil só ganhará com isso, pois "60: Década de Arromba", pode concorrer com qualquer outro musical da Broadway e, garanto, fará bonito.
José Renato Nalini, secretário da Educação do Estado de São Paulo





voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.