Compartilhe
Tamanho da fonte

cadeira nº 10
RUBENS BARBOSA

Patrono: Cesário Mota Junior
Fundador: Eduardo Augusto R. Guimarães
Aniversário: 13/6/1938
Data de posse: 29/8/2019

Com mais de 40 anos de experiência internacional, Rubens Antônio Barbosa teve significativa participação na vida pública nacional tendo ocupado cargos importantes no Ministério da Relações Exteriores, no Ministério da Fazenda e na Presidência da República. Atualmente, sua atuação se voltou para o setor privado, onde trabalha como consultor de negócios e dirigente da influente Federação das Indústrias do Estado de SP (FIESP).

Formado em direito pela Faculdade de Direito da UFRJ, depois de quatro anos na USP, tornou-se diplomata pelo Instituto Rio Branco, do Itamaraty, onde ingressou em 1960. Em 1971, obteve mestrado (Master´s Degree) em política na London School of Economics (LSE).

Como diplomata, no Ministério das Relações Exteriores, exerceu as funções de Subsecretário de Assuntos Multilaterais, Subsecretário de Economia, Comércio Exterior e Integração Regional. Durante sete anos foi responsável pelo tratamento dos assuntos políticos, econômicos e financeiros com os países socialistas da Europa Oriental. Depois da abertura política, em 1985, foi chefe de gabinete do Ministro de Exterior Olavo Setubal e membro do Conselho de Administração de Itaipu.
Na Presidência da República, trabalhou no Programa de Desburacratização, encarregado da simplificação dos procedimentos administrativos do comércio exterior brasileiro. No Ministério da Fazenda atuou como Secretário de Assuntos Internacionais, encarregado dos entendimentos com o Clube de Paris, no tocante a renegociação da dívida oficial do Brasil e com o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

No que diz respeito ao comércio internacional, foi representante do Brasil na Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), em Montevidéu e com Subsecretário no Itamaraty, foi coordenador da seção nacional do Mercosul durante a fase inicial do processo de integração regional. Presidiu centenas de delegações comerciais em reuniões bilaterais com os países socialistas e com os países da América do Sul. Foi presidente da Associação dos Países Produtores de Café que contava com 33 países com sede em Londres. Como Subsecretário do Itamaraty, foi coordenador da posição do Brasil, no início das negociações comerciais multilateriais da Rodada Uruguai e na definição da nova lei de patentes.

Foi Embaixador do Brasil em Londres e Washington em períodos importantes dos dois países em suas relações com o Brasil. Acompanhou a transição dos conservadores para os trabalhistas na Grã-Bretanha e dos democratas para os republicano nos EUA, onde viveu um período critico representado pelos ataques de 11 de setembro, a guerra do Afeganistão e a do Iraque.

Publicou numerosos livros, ensaios, artigos sobre suas especialidades em várias línguas. Fala, escreve e realiza palestras em português, inglês e espanhol.

Os temas de sua experiência e estudo incluem: política internacional, economia mundial, comércio exterior, desenvolvimento, crédito de carbono, agricultura (café), interpretações do Brasil do ponto de vista econômico e político, energia (petróleo, etanol e biodiesel), integração regional na América Latina, Mercosul e política e economia nos EUA.

O Embaixador Barbosa escreve regularmente no jornal O Estado de São Paulo e no Globo, além de ser comentarista regular de emissoras de rádio e TV. É autor de diversos ensaios e de livros, dentre os quais destacam-se: Panorama Visto de Londres, que trata da política externa e econômica; Integração Econômica da América Latina e The Mercosur Codes (2000), publicado pelo British Institute of International and Comparative Law (Instituto Britânico de Direito Internacional e Comaparativo. Foi editor e organizador de O Brasil dos Brasilianistas (2002); Mercosul e a Integração Regional (2010); o Dissenso de Washington (2012); The Washington Dissensus Vanderbilt University Press (2014); O Lugar do Brasil no Mundo (Julho/2018) e um Diplomata a Serviço do Estado (Outubro/ 2018).

Rubens Barbosa é presidente da consultoria RB& Associados e ocupa, entre outros, o cargo de presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da FIESP e de presidente emérito do CEBEU (Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos). É membro de diversos conselhos como da empresa CSU CardSystem S.A., do escritório Veirano Advogados e do Conselho Deliberativo da SP Negócios da Prefeitura de São Paulo. É presidente e fundador do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE), membro do GACINT (Grupo de Análise da Conjuntura Internacional) da USP, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (ABITRIGO) e editor responsável da revista Interesse Nacional.

Condecorações:
Brasileiras entre outras:
1) Ordem de Rio Branco - Grã-Cruz (com Diploma)
2) Ordem do Mérito das Forças Armadas Grande Oficial (com Diploma)
3) Ordem do Mérito Aeronáutico Grande Oficial (com Diploma)
4) Ordem do Mérito Militar Grande Oficial (com Diploma)
5) Ordem do Mérito Naval Grande Oficial (com Diploma)
6) Ordem do Ipiranga Grã-Cruz (com Diploma)

Estrangeiras entre outras:
1) Alemanha - Ordem do Mérito Federal Cruz de Mérito
2) Argentina - Orden del Libertador San Martín Grande Oficial
3) França - Ordem da Legião de Honra Comendador
4) Grã-Bretanha - Royal Victorian Order - Cavaleiro Comandante
5) México - Orden del Águila Azteca Grande Oficial
6) Portugal - Ordem do Infante D. Henrique Oficial






voltar




 
Largo do Arouche, 312 / 324 • CEP: 01219-000 • São Paulo • SP • Brasil • Telefone: 11 3331-7222 / 3331-7401 / 3331-1562.
Imagem de um cadeado  Política de privacidade.